domingo, agosto 01, 2021

Família Menini/Menine -Tobias Menini / Texto 4/Parte 3

                                         
                                                                          
                                              Tio Estêvão, o primogênito de Izaltina e Tobias


Tobias Menini, até onde eu sei, foi pai de onze filhos.Ouvi falar que ele era bastante chegado ao gênero feminino. Penso, no entanto, que não chegou a casar com " nessuna donna" no Brasil , embora todos os filhos tenham herdado igualmente. Conta-se que ele teve um filho que não registrou e nem foi herdeiro dele, porque a mãe da criança era casada. Outro filho não foi registrado porque a mãe morreu ao   dar à luz a ele... esse me parece que foi herdeiro.      Numa época ,  em que não havia anticoncepcionais nem comprovação com DNA, cultura, costumes e leis eram diferentes mesmo. Sem julgamentos,  portanto!



                                                     Tia Pina ( Constância Menini Aguiar )
                                                   ( Casada com Tio Maurelino de Aguiar )

                                                                      

Na Certidão abaixo, o documento mais importante que tenho, pode-se observar que o nome Constância, tanto da avó homenageada , quanto da neta,   já foram abrasileirados,   mas o Menini continuava sendo escrito com " i " no final.  Tia Pina, portanto, recebeu o nome da avó paterna  -   Costanza, devidamente abrasileirado - já que dar o nome dos avós aos netos era -  e ainda é  - costume muito comum nos países europeus.  Observe-se que a grafia de  Confederação Suiça, denominação até hoje usada pelo País,  está grafada como Confederação da Suíça, não sei exatamente o porquê, mas pesquisarei. 

   

                                                        Certidão de Nascimento da Tia Pina


Parece que Tobias não casou com Izaltina Pires da Silva, minha avó - o que se pode deduzir da ausência do sobrenome Menini na declaração do nome dela. Também  Fausta Cândida da Silva, minha bisavó paterna, parece não ter sido casada já que seu nome figura sozinho. Importante observar que foi declarante dos dados que estão na certidão, o próprio pai de Tia Pina, meu avô, Tobias Menini. Interessante observar também que esses dados referem-se a um determinado período histórico - atualmente não teriam relevância ou estariam diferentes.  Esse  registro de nascimento foi lavrado no extinto Cartório Distrital do 6o. Subdistrito de Rosário do Sul - o Cartório do Seu Amaro, localizado , penso eu, no Saicã.  Estou à procura de novas certidões familiares que poderão resolver por completo minhas dúvidas .... ou acrescentar outras.

  

                                                   Estêvão Menini e Izaltina Pires da Silva
                                                     ( Foto encaminhada para restauração)


Aos meus familiares Menine/Menini:

acredito poder expressar em meu nome e em nome dos nossos descendentes, ainda "sem voz" por serem criancinhas ou ainda nem terem nascido, um justo e verdadeiro agradecimento aos que estão me alimentando recentemente, com informações, em mensagens ou em fotografias. Quero destacar aqui três primos, filhos de primos-irmão meus: João Batista Braccini de Aguiar ( filho de Oli Menine Aguiar ) que, com generosidade e disponibilidade, ofereceu - me o valioso documento que postei hoje : a certidão de Nascimento da avó dele, minha tia Pina;  Rita Lisandra Doyle Conczviz, neta da tia Antônia, que ontem, anteontem e há meses e anos, busca e me envia fotos e infos, assessorada pelo pai dela, Alberto Menine Conczviz; Sérgio Ribeiro, filho de Alberi e neto do Tio Estêvão, que, nesta última semana, me enviou a foto que inicia este post e que estava difícil conseguir. Meu carinho e reconhecimento a vocês.


       Tio Napoleão



"próprio viver é morrer
porque não temos
um dia a mais na nossa vida
que não tenhamosnisso,
um dia a menos nela." 

Fernando Pessoa ( Livro do Desassossego )



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.