sexta-feira, julho 23, 2021

Família Menini/Menine -Tobias Menini / Texto 4/Parte 2

 

                                             Berna, capital da Suiça, famosa por suas fontes



Não sei como Tobias Menini veio para o Brasil, mas certamente de navio... Não sei mesmo em que porto ele desembarcou. Pode ter sido no porto do Rio de Janeiro, como outros estrangeiros que por lá chegaram. Intuo, entretanto, que ele veio por Buenos Aires - tem mais lógica ele ter vindo pela Argentina ou Uruguai se considerarmos onde ele se estabeleceu - no 6o.subdistrito de Rosário do Sul, próximo ao dois referidos países. Sem essa ideia de proximidade do desembarque, pode-se pensar :por que ele se estabeleceria num lugar onde não havia outros emigrantes,  onde não havia italianos e onde e a cultura local era bastante diferente ?



                                                                 Itália e Confederação Suiça


Tobias ( cujo  nome em hebraico, pode significar Deus é bom, ou o Senhor é generoso ), conforme  ele próprio declarou em certidões de nascimento de filhos, era nascido  na Confederação Suíça - em italiano, Confederazione Svizzera -  portanto  ele era natural da Suíça - a Suiça  que tanto nos encanta, um dos países mais antigos da Europa, com  alto padrão de vida, muita beleza e impressionante relevo. Não sei a localização exata  onde Tobias Menini nasceu, mas, por dedução, penso que ele deve ter nascido  no Cantão Ticino, cuja capital é Bellinzona, uma cidade de que gosto muito. Ticino faz fronteira com a Itália. Talvez ele tenha nascido em algum povoado, perto do Lago Maggiore. Ainda bem que eu não tentei cidadania italiana ... uma desilusão a menos ... e cidadania Suíça no meu caso é impossível.



                                                                       Mapa da Suiça


A Suíça , cujo nome oficial é Confederação Suíça,  está localizada no meio da cordilheira mais alta da Europa, nos Alpes. É conhecida por sua longa tradição de se manter neutra nas guerras. Sua capital é Berna, a Cidade das Fontes. O país tem ao redor de 8.184.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 41.285 km2. Morar na Suíça é o sonho de muita gente, inclusive de europeus, seja pela estrutura e funcionamento muito organizado como País, seja pelos altos salários pagos lá.  É um dos países mais caros para turismo dos que eu conheço - para mim, nesse quesito, rivaliza com a Noruega. Como aprendi a dizer no Mato Grosso do Sul , "é caro pra encrenca" 😃


                                                       Lago Maggiore, entre Itália e Suiça

O sobrenome Menini é bastante comum principalmento no Veneto, na Lombardia e na fronteira com a Suíca e na fronteira da Suíça. Quando chego em Milano, por Malpense, costumo chegar de trem à Estação Central de Trens e hospedar-me no Hotel Menini. A última vez em que estive lá estive, falei que o nome do Hotel era o meu sobrenome e que deveriam me dar um desconto por isso e pelo fato de eu ser hóspede frequente. O gerente , no entanto, contestou dizendo que, com a quantidade de Menini que existe na região, eles iriam à falência pelo número de descontos dados. Fiquei desiludida, pois compreendi que minha ideia do tamanho da família, correspondia do Rio Grande do Sul, onde todos somos parentes.


                                                            Pedro, meu neto, em Milano.

" Ter pressa é não saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar."

Fernando Pessoa        

                                 

                                                                      Itália, Lago de Garda.













































eralia patrícia com tabeliães e médicos. Em 18, r Ignazio Menini foi o segundo deputao nomeado para o Grande Conselho. Em 1841-42, Michele Menini foi inspetor cantonal das ruas (de Ceneri aMo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.