domingo, julho 18, 2021

Família Menini/Menine -Tobias Menini / Texto 4/Parte 1

 

                                         Trabalho de Ronald Mckinney- Bela União


Recadinho para a família:

Os textos que estão recebendo através do Correndomundo, constituem a Versão Preliminar de um  livro que ainda vai entrar em processo de edição e cujo  título não está definido; 

tenho planos de revisá-lo, editá-lo  e encaminhá-lo para  publicação  no início do próximo  ano;

as  fotografias que  tenho dos Menini são insuficientes, e muitas necessitam de recuperação - logo as encaminharei para um profissional dessa área;

as fotos, portanto, que estão sendo mostradas nestas postagens, são apenas ilustrativas - poderão ser trocadas;

insisto na solicitação de cópias, tanto de fotos como de documentos - as fotos podem ser fde vocês  ou de seus antepassados da família Menini/Menine. Por favor, enviem-nas para aldemamenini@gmail.com. Acredito que posso agradecer por mim e por aqueles que, futuramente, lerão o Família Menini/Menine.

Desejo-lhes boa semana!   Torres, 18/7/2021.


                                 O do meio é meu pai. Alguém sabe quem são os outros?


Sobre Tobias, assim me contaram:

1 - Tobias Menini  chegou no Brasil vendendo "santinhos ", medalhinhas que trouxera da Itália. Trabalhou muito, fazendo  cercas de pedra e mangueiras também de pedra. Dizem que era muito trabalhador e esperto para negócios. Plantou milho, criou porcos e trocou porcos gordos por banhados, uma terra que não tinha valor, que era imprestável, mas que ele sabia aproveitar - talvez detivesse  técnicas de como drenar esses banhados...

Contaram - me esta outra história:

2 -  ... certa vez, um senhor, antigo morador da região, teria comentado com vizinhos que dera um "clavo" no gringo Tobias... trocara um pedaço de campo, um banhado, que não valia nada, por um porco grande e gordo! 


Tobias ( certamente Tobia sem o  s  ) Menini era filho de  Stefano Menini  e de Costanza Menini, meus bisavós paternos. O nome italiano Stefano foi abrasileirado  para Estêvão, um  nome com  grafia alheia ao sistema de escrita italiano, mas com pronúncia mais acessível na região. Esse  fato pode ser constatado no nome do Tio Estêvão, considerado o primeiro filho de Tobias, que recebeu, portanto, o nome ( modificado ) do avô.  No caso de meu tio, na sua certidão de nascimento, ele ganhou outra forma - ainda mais estranha: EstevoRepito, para que não fiquem dúvidas: Stefano, nome bastante comum entre italianos, era o nome do pai de Tobias, era o nome de meu bisavô, e do trisavô , tetravô ... de quem  os meus netos, Pedro  Menini e Massimo Menini Trindade,  são tetranetos!   

                                                        Nely Ribeiro, filha de Tio Estêvão


A mãe de Tobias chamava-se Costanza, nome que  também foi abrasileirado para Constância, ao ser dado por  meu avô à filha que conhecemos com o apelido de Pina, a Tia Pina, que nasceu  em 1900 - essas informações estão de acordo com a certidão de nascimento dela, feita a partir de declaração do  próprio Tobias Menini. 


                                                                 Itália - Veneza


Pretendo,  logo na próxima vez que eu voltar à Itália, tentar confirmar o exato lugar de origem dos  meus bisavós. Lembrem que eles terão de ser procurados pelos seus nomes exatos, ou seja Stefano Menini e Costanza Menini.   Rezem para ser possivel eu voltar a viajar ainda este ano - per volontà di Dio.


                                                          Um dos tesouros da Bela União


Minha intuição aponta para um determinado município como sendo o local de onde eles eram. Esclareço, entretanto, que intuição para mim é "leitura de sinais sutis, ligação subconsciente dos pontinhos" e , ainda " capacidade de reconhecer padrões" , como escreve o historiador Yuval Harari. 


                                                                 Mapa da Itália


"Não tenho pressa: não a têm o sol e a lua.
Ninguém anda mais depressa do que as pernas que tem.
Se onde quero estar é longe, não estou lá num momento.
Sim: existo dentro do meu corpo...."

Fernando Pessoa


                                                        Itália - Parque Nacional do Vesúvio
                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.