quarta-feira, julho 14, 2021

Família Menini/Menine/Menini - Texto 2

                                                                 



Agradeço as generosas manifestações de parentes e amigos referentes à postagem anterior - o que contribuiu muitíssimo  com meu ânimo para que eu continue a escrever. Reconheço que meus textos têm a simplicidade que temos nós, de origem rural, onde a natureza integra o cotidiano e permite a sobrevivência, e onde se economizam até palavras. Foi, entretanto, por escassez de  informações e perspectiva de encontrá-las que os textos estão ainda incompletos ou em processos de construção. Como diz minha querida amiga, Maria Alzira Nobre, estamos numa fase da vida em que o "eu quero", passa a ser substituído "eu posso"... ou se eu ainda puder! Se um dia, no entanto, eu puder  publicar os textos em papel, eu os publicarei, mas obviamente precisarei fazer uma revisão cuidadosa, posto que o caráter de permanência ainda é bem maior nas folhas impressas. Enfim, dando produtividade ao tempo, já seleciono fotografias para uma possível publicação em papel e exponho-as neste espaço, aceitando sempre novas fotos que os parentes me podem enviar por e-mail.  Reitero minha gratidão pela acolhida e pelo estímulo. Grazie!


                                                                    Bela União

TEXTO 2 - Introdução 


A escolha da minha família paterna e não a materna ( Souza Pinto ), para escrever este livro, foi decorrência  - penso eu - do muito que gosto da Europa, especialmente da Itália, e de viajar. Por muito tempo, acreditei que meu avô , Tobias Menini, fosse italiano do norte, posteriormente, como será relatado, essa minha convicção foi abalada.  Andando pela região norte  da Itália e pela fronteira dela com a Suíça, muitas vezes fiquei a imaginar a decisão, a saída, a viagem e a chegada de meu avô Tobias Menini ao Brasil. Partiu ele daqueles lugares com tanta História para chegar neste aqui, tão novo, distante e isolado.


                                                            Itália - Lago de Garda

Do meu avô, Tobias Menini, de quem Abrelino Abreu Menini, meu pai, era o filho caçula, conheço uma  única fotografia -  a que está inserida no texto anterior, cujo original me foi emprestado pela  prima Juraci, filha da Maria e neta do tio Napoleão Menini. As demais fotos são de meus arquivos - muitas delas herdadas da minha mãe e outras enviadas por parentes, atendendo a pedidos que fiz pessoalmente ou nas redes sociais.


                                                         Berna - Capital da Suiça

Na busca de informações, contei com o auxílio de muitas pessoas, como Alberto Pinto Menine e Maria Aldina Menine Severo, meus irmãos mais velhos; João Batista Braccini de Aguiar, neto da tia Pina, filho do Oli Menine Aguiar; Rita Lisandra Doyle Conczviz, neta da tia Antônia, filha de Alberto Menine Conczviz; Erner Freitas Machado, neto da tia Maria Rosa, filho de Napoleão Menine Machado; Bruno Menine, neto de Alberto Menini e filho de Ary Menine; Leia Menine Izaguirre, Filha de Santa Menine Izaguirre e neta de tio João; Elaine Severo Bacchi, filha de Maria Aldina Menine Severo e neta de Abrelino Abreu Menine, Sérgio Ribeiro, filho de Alberi Ribeiro e neto de Tio Estêvão Menini;  Gildo de Ávila Ribeiro, neto do tio Pedro Ribeiro, sobre quem escreverei mais adiante. Agradeço muito às pessoas nomeadas e a algumas outras que contribuíram com fotografias, ou com valiosas informações. 


                                                Cantão Italiano da Suiça - Ticino

      

Nesse processo de construção contei, ainda, com a importante ajuda de um amigo italiano, Franco Perissi, que localizou uma gentil família na Suíça, com ancestrais Menini. Essa família me enviou um precioso livro, Terre della Carnina, publicado em 1991 por Giuseppe Chiesi e Fernando Zappa. Nesse livro - resultado de uma pesquisa bastante rigorosa dos autores -  encontrei, muitas e esclarecedoras observações históricas e geográficas sobre o Cantão Ticino, bem como algumas referências à família Menini -  que  relatarei  posteriormente. Muitos outros textos e fontes foram consultadas com resultados mínimos.


                                    Antiga ponte em Lucerna - Suiça - Cantão Italiano


As dificuldades de encontrar fontes decorreu das distâncias físicas em que a maioria dos familiares e os locais onde documentos poderiam ser localizados, encontram  - se, bem como  o tempo escasso de que disponho. Decidi, por essa razão, tornar este livro realidade com o que eu dispunha no momento, que eram fotografias antigas, alguns documentos e minhas memórias. Responsabilizo-me pelos erros, escolhas  e omissões encontradas aqui, preferindo, no entanto,  expor-me a críticas, mas abrir caminho para que outros familiares também escrevam. Sempre tive a convicção de que só não erram os que nada fazem.


                                                           Milano - Norte da Itália


Na minha infância e parte da minha adolescência, no meio rural, na Bela União, Touro Passo, 6o. Subdistrito de Rosário do Sul, especialmente no inverno de noites longas, tínhamos costumeiras conversas sobre família com minha mãe, Anália Pinto Menine. Mulher sábia e agregadora, ela nos ensinava e fazia mesmo com que seus filhos aprendessem, nossa "árvore genealógica". Repassava conosco os nomes dos avós maternos e paternos, dos tios, que eram muitos e ela incluía os falecidos, e dos primos. Em um período em que muitas famílias tinham mais de dez filhos, imaginem como eram longas essas listas. Era um procedimento muito sábio porque nos dava uma noção de pertencimento. Mais tarde, usei o mesmo recurso - fazer listas agora escritas, com nome de familiares - para trabalhar com crianças de escolas rurais, sob pretexto para ensinar a eles conteúdos  sem muito significado afetivo, como substantivo concreto e abstrato ou substantivo próprio ( sic!),  ortografia, separação de sílabas, sinônimos e antônimos, e outros tantos que constavam dos programas escolares.


                                                                 Itália - Veneza

Como Menini/Menine/Minini é sobrenome de famílias que não a nossa, tanto no Brasil, no Uruguai,  na Argentina, como em outros tantos países, escolhi para este livro um identificador da família a que estou me referindo : a família Menini/ Menine/ Minini, que inicia, no Brasil, com a vinda de Tobias Menini. Também foi impossível eu incluir todos os familiares, em razão do meu tempo...até de vida! Exemplificando, a cronologia ficou assim para todos os familiares: Tobias Menini - Abrelino Abreu Menine - Aldema Menine Mckinney - Fabiana Menini . Como nos demais,  a inclusão se dará até os bisnetos de Tobias, se eu tiver acesso a fotos e informações deles.


                                                       Verona - Norte da Itália


Incluírei neste livro todas as informações de que disponho. Espero receber outras tantas e incluí-las em revisões futuras ou corrigir àquelas que estão sendo agora escritas. Meu objetivo neste momento, volto a afirmar, é socializar as informações e as  fotos a que tive acesso, em especial com gerações além das referidas no parágrafo acima, contribuindo   para que crianças e jovens conheçam mais um pouco sobre suas raízes.

Obs. As fotografias aqui usadas são transitórias. Serão trocadas assim que fotos família da Família Menine/Menini forem recuperadas por laboratório fotográfico.


                                                                Itália - Verona



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.