quinta-feira, julho 01, 2021

Proposta de roteiro 2o.semestre/2021 - Parte 2 / Alemanha

 

                                                                         Museu de Berlin


Saindo da Dinamarca, certamente encantada mais uma vez,   entrarei na Alemanha. Devo começar  o roteiro por Hamburgo ou Lubeck, não sei ainda quanto tempo permanecer em cada uma delas, nem sei  qual  das duas será visitada primeiro. Não as conheço; estou, entretanto, lendo bastante sobre elas. Hamburgo é importante cidade portuária, a segunda maior cidade do país. Está localizada às margens do rio Elba, que se conecta ao Mar do Norte. Considerada a cidade mais verde de toda Alemanha, sei que tem lindezas para ver.


                                             Foto retirada de material publicitário / Lubeck


Vai-se de Hamburgo a Lubeck , de trem ou de ônibus,  em 1 hora. Lubeck, com uma população de 220 mil habitantes, está cercada de água e vigiada por torres. Exibe um portão medieval do século XV, e o Bairro Koberg,  do século VII. Cidade famosa pelo Marzipan, principal doce de sua fabricação. Já fiz uma relação dos principais pontos a serem visitados. Continuo perseguindo os Patrimônios da Humanidade -  Lubck é um deles.


                                                                               Berlim


De Hamburgo a Berlim, gasta-se menos de três horas em trem, com passagem  econômica  se comprada - como costumo fazer - com bastante antecipação. Também se pode fazer esse trajeto em carro compartilhado, ônibus ou avião - é óbvio que prefiro trem! Antecipo minha alegria por chegar a Berlim, uma das minhas capitais preferidas.


                                                                                Berlim


Alguns dias em Berlin para ver e rever essa tão histórica e bonita cidade - especialmente a Ilha dos Museus, o Portão de Branderburg, a Catedral, a Prefeitura, o Parque do Muro, o Memorial do Holocausto, a Praça Adenauer, o Bairro Kreuzberg. Ainda  não tenho reserva de hospedagem, mas é provável que o hotel escolhido seja o  Art' Hotel Berlin Mitte, localizado em Alexanderplatz, próximo à Torre de Berlin.


                                                                             Berlim


Escrevi no Correndomundo: Berlin é uma cidade que, certamente, plenifica os olhos e a alma de um viajante. Não pretendo hoje escrever um post sobre a capital da Alemanha. Penso, sim, escrever minha declaração de amor a ela. Neste ano de 2017, fiz apenas uma passada de três dias por lá. Estava com o tempo bem limitado e meu objetivo era  estar mais tempo na Noruega."

                                                                               

                                              Berlim/Passeio pelo Canal - Foto: Isolda Branco


Logo virá a nostálgica hora de afastar-me de Berlim e continuar a andar. Daqui, vai-se direto a Dresden, onde estive somente uma vez, há vários anos, quando a cidade me pareceu um canteiro de obras - era tempo de reconstrução. Dresden teve seu Centro Histórico destruído durante um bombardeio, em 1945, quando 25 mil civis morreram em dois dias. O trajeto entre Berlim e Dresden leva 2 horas, em trem Intercity. 


                                                                Berlim/Foto Isolda Branco           
                                                              

Depois de Berlim, portanto, deve vir a cidade de Dresden, que já foi conhecida como a Florença do Elba - majestoso rio junto a ela.  Devo  revisitar a Igreja Protestante, famosa em especial pelo Barroco Germânico do século XVIII - essa  igreja foi destruída em 1945 e reconstruída depois da Queda do Muro de Berlim. Imprescindível a visita a palácios, museus e galerias, não esquecendo de reservar um tempo maior para a Galeria de Pinturas dos Grandes Mestres - Fantástica.


                                                            Berlim - Foto by Isolda Branco


Famosa em Dresden também é a belíssima Ópera  Semper, onde grandes espetáculos são apresentados. Ainda não tive disponibilidade para pesquisar o que vai estar sendo apresentado no período em que penso  estar lá -  para checar as festividades, preciso estar com o cronograma fechado. A partir de Dresden, terei o melhor caminho para ir a Praga - outra das minhas paixões.


                                                                 República Checa / Praga



"Não tenho pressa: não a têm o sol e a lua.
Ninguém anda mais depressa do que as pernas que tem.
Se onde quero estar é longe, não estou lá num momento.
Sim: existo dentro do meu corpo.
Não trago o sol nem a lua na algibeira.
Não quero conquistar mundos porque dormi mal.....

.......................................................................

Não têm pressa o sol e a lua: estão certos.
Ter pressa é crer que a gente passe adiante das pernas,
Ou que, dando um pulo, salte por cima da sombra.
Não; não tenho pressa.

Fernando Pessoa



                                                                 
 Praga - Foto de Pedro Menini
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.