domingo, agosto 29, 2021

Família Menini/Menine - no.05 - Filhos de Tobias/ Bernardo Menini

 

                                                                  Tio Bernardo Menini


Não conheci Tio Bernardo, porque nos "desencontramos" na vida. Ele estava entre os irmãos mais velhos de meus tios, e meu pai era o caçula. Sei que morreu muito cedo, com pouco mais de vinte anos. Ouvi, no entanto, algumas histórias dele.  Casou com Mercedes Barroso ( a Tia Mercedes Barroso Menini ), que, quando ele morreu, estava grávida do primeiro e único filho deles , Bernardo Barroso Menini. Tio Bernardo era muito respeitado pelos irmãos. Li, nos guardados da minha família, ainda quando eu era criança, a carta que ele mandou a meu pai, recriminando por abandonar o Colégio Santa Maria, em Santa Maria, depois da briga com um padre, durante uma greve de alunos pela melhoria da alimentação. Era uma bonita carta -  um paternal conselho de irmão mais velho. Bernardo era um jovem muito educado, bonito e elegante, segundo me contaram.



                     
                                                            Bernardo Barroso Menini          



O nome Bernardo  transporta lembranças da Suíça por mais de uma razão. É formado por duas palavras germânicas: ber, que significa urso e art , que significa forte, resultando no significado forte como um urso. O alemão é uma das quatro línguas faladas na Svizzera.  O nome Bernardo se popularizou por pertencer a São Bernardo, o fundador de um asilo na região dos Alpes Suíços, no século XII. O Santo,  mais o fato de ter ele relação com os Alpes da Suíça, inspirou o nome de uma raça de cachorros - os São Bernardo - que procura e auxilia pessoas perdidas nas montanhas. Bernardo Menini recebeu o  nome de um dos irmãos de Tobias Menini. 



                                            
                                                                    Tio Bernardo Menini                                                                     
                                                   

                                                                              

Não lembro de ter conhecido a Tia Mercedes. De ouvir contar, sei que era uma mulher forte e corajosa. Conheci bem meu primo-irmão, Bernardo Barroso Menine, o Moso Barroso, como era conhecido. Ele morava próximo da nossa casa, era um bonito e encantador rapaz. Sei que era um dos bons partidos na sua época de jovem. Quando meu pai morreu, foi ele que levou  a mim - eu tinha 11 anos -  e as minhas duas irmãs menores da Bela União para Rosário do Sul, onde meu pai fora hospitalizado com tétano. Gratidão a ele.


                                                  Tia Mercedes e Bernardo Barroso Menine


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.