segunda-feira, agosto 30, 2021

Família Menini/Menine - no.06 - Filhos de Tobias/João Menini

 

                                                                    Tio João Menini


Fui criança de meio rural. Saí da Campanha com quinze anos, depois de haver frequentado um único ano de escola regular. Estudei sozinha, fiz exame de admissão ao ginásio com sucesso. Por sorte, havia livros de meu pai, em casa - e eu, muito cedo, descobri o prazer da leitura. Adolescente, já havia lido José de Alencar, Érico Veríssimo e outros cronistas e poetas brasileiros. Enxergava o mundo com lentes do literatura - produzida, obviamente, no Romantismo. Aqui entram minhas memórias que se referem a Tio João Menini. Mais com sussurros do que com alardes, escutei histórias da vida dele, que me soavam como um envolvente  romance romântico. Um homem rural, com uma companheira, um filho e uma filha, desloca-se para outro município - Jaguari - e lá encontra uma jovem linda por quem se apaixona, sendo correspondido. À moda Romeu e Julieta, a família dela se opõe, e eles fogem para  Os Três Serros, onde tiveram duas lindas filhas e onde residiram até a morte, sem nunca mais terem contatos com familiares de Ana Scalcon -  que era seu nome. Assim me contaram . Assim a internalizei como a primeira história romântica da minha família . Verdade ou ficção, meu tio deu vida aos contos amorosos que eu lia.  Sou-lhe grata!


                                                                       Tio João Menini

Penso que Tio João morreu cedo. Penso também que Ana era muito querida na Família Menini - na minha casa, a única cunhada de meu pai que teve um retrato pintado a óleo e exposto junto com os demais familiares, foi ela. Do primeiro relacionamento de João, nasceram Francisca de Souza  Menini , a minha comadre Chica,  e Higino Menini - um querido primo, que era conhecido pelo apelido de Noco e que, por decisão própria, trocou seu próprio  nome, passando a chamar-se Higino  Rodrigues dos Santos - Higino, nome originário da Itália, pertenceu ao quinto Papa da Ordem de São Pedro.  Do relacionamento com Ana, nasceram Eva Menine, que casou com Elpídio Menine, filho de Tio Estêvão, e Santa Menini, que casou com Izaguirre, sobrinho da tia Salustia, esposa de Tio Alberto. Eva e Santa foram as primas mais bonitas entre as que eu conheci. Escreverei sobre o filho e as filhas de João Menini no capítulo dedicado aos netos de Tobias.



                                                                           Ana Scalcon


"O amor é uma companhia. 
Já não sei andar só pelos caminhos, 
Porque já não posso andar só. 
.........................................................

Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas. 
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela. 
Todo eu sou qualquer força que me abandona. 
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio. 

Fernando Pessoa

                                   Santa, filha de Tio João e eu com 9 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.