domingo, abril 16, 2006

Faz 11 anos...1995!






Viajei somente 36 dias. Eu era pró-reitora da UFSM - já não era fácil sair! Marrocos, Espanha e Itália foi meu roteiro. Estive durante vinte e dois dias em Marrocos. Foi meu primeiro contato com a África e a primeira vez que emagreci " naturalmente" ... tudo me fazia muito mal! Voltei odiando hortelã, chá que serviam em todos os lugares e cidades onde se ia. Resisti ao máximo às compras...o que era quase impossível devido a tantas tentações, belezas e preços baixos.
Visitei Tanger, Meknes, Fez,Marrakech, Settat, Salé, Vale Ourika, Casablanca,Asilah,Larache,Khenifra e Rabat. Estive também em um mercado de trocas, no meio rural, perto do Grande Atlas. Fiquei muito amiga de um grupo de crianças que, como me dizia um marroquino, me seguiam " como o destino".
Gostei de saber que, quando o Rei Hassan II fez 60 anos, plantaram-se, no País, 60 milhões de árvores!Fiquei encantada com o verde de Marrocos, inclusive com as muitas árvores frutíferas plantadas nas ruas - pode-se apanhar e comer quantas frutas quiser; mas comer porque apanhar e levar configura-se como roubo.Amei a palmeira de " datilos ( tâmaras) e aprendi que ela é imortal. Como renasce sempre, é chamada de Fênix.
De Marrocos, voei para Madri outra vez. De Madri, fui para Alicante. Chegando lá fui convidada para o concerto de reinauguração do teatro de Orihuela, que, além da Orquestra Sinfônica de Valência, tinha como atração a presença da Rainha Sofia.Passeei muito por Benidorme e arredores. De Alicante, para Milano.
Chegando em Milano, fiquei hospedada no Hotel Meninni.Descansei e , no dia seguinte, viajei para Verona e depois Venezia. Dizem que não " conhece Venezia quem nunca se perdeu nela". Nesta viagem, me perdi duas vezes...Estive, a seguir, no Lago di Garda( foto). Conheci bem Sirmione,Perchiera,Bardolino,Gergnano, Brenzone,Limone, Gardone,Saló (centro de resistência fascista) e Desenzano.Depois fui a Trento principalmente para conhecer a Universidade. Gostei da cidade e da região. Retornei ao Brasil por Milano....sempre com muita vontade de ficar mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.