domingo, abril 16, 2006

Faz 09 anos... também 1997!





















Saí do Brasil com destino a Barcelona via Madri. Ia participar de uma reunião do grupo de trabalho sobre Gestão Institucional, de que eu fazia parte há dois anos, na Universidade Autônoma de Barcelona.Representantes de Universidades de Espanha,França,Inglaterra,Argentina,Uruguai e Brasil reuniam-se todos os semestres, cada vez em um país. Grupo ótimo no trabalho e no convívio.



























Barcelona está entre as minhas cidades preferidas - tanto que Barcelona é o único time de futebol para o qual eu torço! Visitei novamente o Museu Picasso, a Fundação Miró, as obras de Gaudí ( amo Gaudí!).Visitei amigos, revi muitos lugares. Passeei pelo Bairro Gótico, pelas Ramblas, por Montjuic, por Example.Vi a decoração de Natal. Subi a Montanha Sagrada de Montserrat. Andei pelo Parc Güel e pelos outros lugares com presença marcante de Gaudí. Caminhei pelo Bairro Judeu. Fui outra vez à Catedral.Com Patrícia, minha amiga francesa, fui várias vezes ao Maremagnum, belíssimo centro de diversões "sobre o mar". Terminado o trabalho, viajei para Girona - bonita cidade - e Figueres, cidade natal de Salvador Dalí. Escutei muitas histórias sobre Dalí e passei muitas horas no seu Museu.Deslumbrante.Emocionante.Foi ótimo trabalhar com meus colegas e amigos, principalmente Patrícia, Joan Anton e Alejandro.




























Terminadas as reuniões de trabalho, viajei para Andorra. Andorra é um Principado, situado nos Pirineus, entre o Sul da Espanha e o Norte da França. Gugu havia estado ali e me falado muito bem do lugar. Decidi, por isso, visitá-la por quatro dias.Fui, num carro locado, a partir de Barcelona, com muito cuidado, porque já havia neve. Gugu tinha razão. É , de fato, um lugar muito interessante de se conhecer. Bonito, com expectativa de vida que supera 80 anos, com montanhas que chegam a quase 3000 metros, com muito turismo ( de esquiadores principalmente) e com uma estrutura administrativa ímpar. Está dividido em sete Paróquias : Andorra la Vella, a capital, Ordino, La Massana, Encamps, El Tarter, Pas de la Casa, Pal, Les Escaldes, Canillo e Sant Juliá de Lória. Estive em todas essas Paróquias e ainda visirei El Serat e Soldeu. Tinha-se que ter muito cuidado para não sair do país " por distração" , já que as fronteiras eram muito próximas, e o país, minúsculo. Conto de fadas!























Voltei para Barcelona e hospedei-me em Castelldefels. Visitei Sitges, onde vi um inesquecível pôr-de-sol. Como eu podia ficar mais uma semana, fui a uma agência de viagem em "El Corte Inglês" e comprei passagem aérea para Mallorca, hotel e translados aeroporto/hotel/aeroporto. Chegando lá, minha primeira surpresa foi o aeroporto: imenso. O motorista do táxi que me levou ao hotel disse que o tamanho do aeroporto correspondia a mania de grandeza dos habitantes da ilha- sim! ele era " tedesco". Vivi muito bem em Mallorca. Hospedei-me no Hotel Costa Azul, no "Paseo Maritimo". Do hotel telefonei a Francesca e Enric, meus amigos maiorquinos. À noite do mesmo dia, já me levaram para jantar. Come-se muito bem na Ilha, as tâmaras com bacon são inesquecíveis. Nos dois dias seguintes, eles me mostraram TODA a Ilha. Senti-me emocionada em Valdemossa, onde está o Monastério dos Monges Cartuchos (séc.XIV), que foi, durante um ano, residência da escritora George Sand e de Chopin.Ainda se encontra lá um piano usado por Chopin e tornou-se tradição, ao cair da tarde, haver um concerto com músicas dele. Assisti a um belíssimo. Ao ver um mapa de localização dos Monges Cartuxos no mundo, vi que, no Brasil, só havia um monastério: bem vizinho da minha casa, bem perto de Santa Maria, em Ivorá. Em Palma de Malloca, está a deslumbrante Catedral em estilo Gótico e que, na fachada principal, apresenta características neogóticas. Descobri que as famosas pérolas de Mallorca são sintéticas! É muito bonita a região onde elas são fabricadas. Visitei lugares lindos: S Arenal, Manacor, Valdemossa, Felanitx, Algaida, Porto Cristo. Visitei Deia, um adorável "pueblito"de montanha. Ganhei muitos presentes:
Realmente foi uma bela viagem esta. Mas é hora de retornar! Palma de Mallorca/Barcelona/ Madri/ Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.