quinta-feira, setembro 02, 2021

Família Menini/Menine - no.07 - Filhos de Tobias/Tia Maria Rosa Menini

 

-
                                                                 Tia Maria Rosa Menini


Ainda não consegui saber a data de nascimento da Tia Maria Rosa Menini - espero descobrir para incluir neste texto antes de sua revisão e  publicação impressa.  Tia Maria Rosa, depois de casada com Antônio Machado, passou a chamar-se Maria Rosa Menini Machado. Ela era a mais velha das filhas de meu avô. Lembro de tê-la encontrado uma única vez - eu era criança ; ela era uma velhinha doce e amorosa ( não esqueçam a idade que pode ter  uma velhinha para uma criança). Penso que meu afastamento, quando criança, da família Menini Machado, tem a ver com o fato de que meu pai não era amigo de Tio Antônio, a quem eu não conheci. Ainda hoje se escuta uma expressão típica de meio  rural - refiro-me ao "de mal", usado como antônimo do "de bem"...fossem eles estados transitórios ou permanentes. Meu pai e o cunhado estavam, portanto, de mal, mas - ainda bem! -  isso não nos afastou dos primos. Fui muito amiga da Genecy, neta da Tia Maria Rosa, filha da Erondina, e ambas moradoras na casa antiga, junto aos pais e ao  restante da família. Genecy morreu cedo - foi uma morte que senti muito. Alencastro, casado com uma sobrinha da minha mãe, vinha sempre nos visitar. Tobias, casado com Ely, também sobrinha de meu pai, vinha muito à nossa casa, assim como Aparício e João. Não consigo me lembrar claramente dos outros. Meu grande amigo, no entanto,  foi Olídio. Dele contarei histórias lindas quando escrever sobre os netos  de meu avô.


                                     Genecy, filha de Erondina Menine Machado                          


Olídio Menine Machado me contou que a primeira filha de Tia Maria Rosa - Izaltina Menine Machado - foi a única neta que Tobias Menini conheceu, já que ele morreu bastante cedo. Arnaldo Menine Conczviz  também me repetiu esse fato. Conheci Izaltina em Rosário do Sul. Era ela casada com João Raimundo de Castro.  e  mãe de Eneas e Isolete. Lamentávelmente, naquele tempo, eu não pensava em coletar memórias da família - e perdi muitas oportunidades. Maria Rosa e João Machado foram os pais de Tobias, Izaltina, Alencastro, Erandina, Ernestina, Napoleão, João, Antônio, Aparício e Olídio, todos com o sobrenome Menine Machado.  A família morava no Touro Passo, numa casa grande, de pedra, onde foi, mais tarde, residência  de Olídio e Jandira.  Como em toda casa de Menini, havia muitas plantas, gatos e cachorros.  Perto da casa, há um jazigo familiar onde estão sepultados meus tios.   

                                                                                             

Olídio Menine Machado e Aldiva Menine Guedes


"Quando eu era pequeno não sabia
Que cresceria.
Pelo menos não o sentia.

Naquela idade o tempo não existe.
Cada dia é a mesma mesa
Com o mesmo quintal ao fundo;
E quando se sente tristeza
Está tristeza, mas não se está triste.

Eu era assim
E todas as crianças deste mundo
Assim foram antes de mim."

Fernando Pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.