sexta-feira, setembro 03, 2021

Família Menini/Menine - no.08 - Filhos de Tobias/Constantino Sereno Menini

 

                                                
                                                Constantino Sereno Menini  aos 18 anos. 


Constâncio, como era conhecido, nasceu no dia 8 de dezembro de 1905. Das minhas memórias de criança , ele surge como o mais agradável e divertido dos tios que eu conheci. Sabia conversar  com os pequenos;  era afetivo e simpático; era alegre e  cordial. Lembro que ele fazia leitura de mãos. Eu sentia medo das " adivinhações" dele, porque, arteira como era, estava sempre aprontando algo escondido, fosse fugir para galopar no campo, em animais ainda não bem mansos, fosse quebrar melancias para ver se estavam maduras ou fazer o cavalo saltar em obstáculos e valetas. Quando eu estendia as mãos para que ele as lesse, ele começava dizendo: que artes tu andou fazendo? Eu permanecia quieta, e ele nada dizia. Eu entendia o silêncio como compreensão e cumplicidade. Era um gordinho vivaz e simpático. Meu primeiro passeio de carro foi com ele... Na hora em que ele ia embora, minhas irmãs e eu  íamos  no carro, de casa até a porteira, ...e voltávamos , a pé, correndo.Uma grande aventura!



                                                  
                                                                       Tio Constâncio


O nome Constantino significa constante, perseverante e indica uma pessoa predestinada ao sucesso, pois está sempre se preparando para aproveitar as boas oportunidades e sabe reconhecê-las, quando elas surgem. Um antigo médico de Alegrete, que foi colega de tio Constâncio e de meu pai , no Colégio Marista, internato de padres em Santa Maria, contou-me que os dois - Constâncio e Abrelino - eram muito inteligentes e muito boas pessoas, mas que desejavam realmente vir embora para o campo. A foto seguinte é bastante informativa, pois foi feita,   em  uma festa de ano novo, na minha casa, por Dom Manuel, aquele fotógrafo espanhol a que já me referi.
 


                                                         Festa ainda nos anos 40!


Na fotografia acima, identifico meu pai ( ao lado de minha mãe, que está com Alda no colo ), ao lado estou eu, no colo da minha madrinha, Joana Menezes, sentados, mais à frente,  Manuel Inácio ( um vizinho que contava e representava as histórias contadas ),  Tio Pedro ( de barba branca ), Alcides Santos ( de lenço preto ) e, ao lado dele, Tio Constâncio. Os meninos... não consegui identificá-los...quem conseguir, por favor, avise-me. 

  

 
No verso desta foto, que me foi doada pela minha irmã mais velha, Maria Aldina Menine Severo, estava escrito somente " à esquerda, Quincas; à direita, Constâncio ". Não havia outras identificações ou datas, portanto não sei quem são as outras três pessoas que aparecem - a senhora, a criancinha e o menino. Quem conseguir identificar, avise por favor, antes da impressão do livro que é nosso, da família. São filhos de Constantino Sereno Menini:  Agripino, Darcy ( Cica),Dercy, Dely ( Mosa) e Sady. 





Na fotografia acima, Schirlei Menine, linda neta de Tio Constâncio, assim identificou: 
"Meu avó Constantino Sereno Menini, minha avó Maria do Carmo Rodrigues, meu primo (mais velho) Milton   Conczeviz  Menine (filho da Juraci e do Agripino) e a prima mais velha Vera Maria Menini Fernandes (filha da tia Darci - Cica)"  Muito obrigada, Schirlei


 "Não quero a noite
senão quando a aurora
A fez em ouro e azul se diluir.
O que a minha alma ignora
É isso que quero possuir."


Fernando Pessoa


2 comentários:

  1. Muito lindo parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estou escrevendo agora sobre os netos de Tobias Menini. Abraço

      Excluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.