domingo, setembro 05, 2021

Família Menini/Menine - no.09 - Filhos de Tobias/Joaquim Luís Menini

 

         
                                                            Joaquim Luís Menini

Joaquim Luís Menini  -  conhecido como  Quincas - nasceu em 22 de julho de 1903 e, como os demais irmãos, ele nasceu no Touro Passo, no município de Rosário do Sul. Muito pouco o conheci. Lembro-me, entretanto, de alguns de seus filhos, os de idade mais próxima à minha. Lembro, ainda, de histórias de Tio Quincas, frequentemente contadas na região. Sua primeira mulher chamava-se Judith, dela nada sei. Conheci a segunda, Leonor, que contam ter sido muito bonita. Tio Quincas era um rezador - seria como um capelão, um substituto do padre católico que, evidentemente, não adentrava a essa inóspita região. Ele era chamado para fazer orações e rezar terços no Dia de Finados. Também era chamado  para rezar em velórios e sepultamentos. Considerava-se - dizem - como um Sacerdote!



                                                 Deny Menine, Filho de Quincas e Leonor



Como bom gaúcho, tinha um belo cavalo, um tordilho, bem cuidado e bem encilhado. Ouvi contar que ele gostava de boas comidas, de iguarias, palavra que ele gostava de usar. Era imponente, mesmo depois de  ter  passado por períodos difíceis. Morou na casa que antes pertencera a tia Pina, depois foi morar no Durasnal, município de Alegrete e , por último, numa Fazenda , não sei se no Saicã ou nos Três Cerros. Trabalhou como capataz de tio Alberto Menini. Morreu antes dos sessenta anos - como outros da família, parece que o alcoolismo foi determinante para essa morte prematura.



                                           Luiz Alberto Severo Menine - neto de tio Quincas

Os filhos de Tio Quincas  são Ary, Dari ( meu grande amigo, de quem contarei divertidas histórias mais tarde)  Deri, Clementina, Izaltina, Demir, Deny e Dair - Dari e Clementina já são falecidos. Ary, muito pequeno, foi adotado por tio Alberto e tia Salustia. Tornou-se um filho único, muito amado e mimado - era um dos meus primos preferidos.  Pode-se observar, na última foto, que os descendentes de Tobias Menini, onde quer que estejam, continuam a ter suas plantações, sejam em jardins, hortas, pomares  ou cercados.


                                                            Pátio da casa do Deny

"Difícil fotografar o silêncio.
 Entretanto tentei...."

 Manoel de Barros

2 comentários:

  1. Aqui um comentário! Meu pai eh o Demy Menine (no texto esta Demir). Convivi um tempo com o tio tatu (Dari), boas lembranças da minha infância. Ele faleceu de câncer no intestino.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informaçoes, Diego.Bjs da prima

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.