terça-feira, setembro 07, 2021

Família Menini/Menine - no.10 - Filhos de Tobias/ Tobias Menini Filho

     

                                        
               Tobias Menini (filho)
                                                            

Conheci muito todos os filhos de Tio Tobias, o irmão de meu pai. Eram eles Ely , Tobias Freitas Menini, Irene , Noêmia e Pérsio. Meu tio, entretanto,  eu não o conheci. Acredito que ele tenha falecido bastante jovem. Como quase todos os outros Menini, ele tinha uma propriedade, numa parte das terras que foram de meu avô, onde criava gado, ovelhas e cavalos. Era casado com Tia Etelvina Freitas, que depois de viúva teve mais dois filhos. Não sei se por necessidade ou por gostar, Tio Tobias costumava mascatear. Isso  era bem comum naquele tempo. Tio Tobias revendia na região o que trazia da Fronteira e de outros lugares próximos. Contam que seus principais produtos para venda eram o fumo e os cigarros. Contaram-me que era uma pessoa bastante reservada. Acredito que sim, pelo pouco que ouvi falar nele. 


                   
                                                                   Ely Menini


Na fotografia acima, a foto mais antiga que encontrei, vê-se Ely, a primeira filha de Tio Tobias. Ela tornou-se Ely Menini Machado por ter casado com Tobias Menini Machado, filho de Tia Maria Rosa e de Tio Antônio Machado. Como se pode observar , era muito comum, naquele  tempo, o casamento entre primos - esse fato pode ser observado em muitos relatos familiares. Tobias Freitas  Menine, conhecido como "Seu" Freitas, casou com Edith de quem tenho boas lembranças - criança que era, lembro mesmo dos doces e pães deliciosos que ela fazia. Eles construíram uma casa e fizeram o maior pomar de pessegueiros que eu conheci. Eram caprichosos e organizados. Irene, uma moça belíssima, morou um tempo na minha casa - ela fez minha iniciação ao tricô, quando eu devia ter 6 ou 7 anos. Noêmia casou com Modesto e morou um tempo na antiga casa de Tio Tobias. Ali eu a visitava. Depois que eles se mudaram, penso que nunca mais os vi. Pérsio esteve sempre próximo a nós. Segundo familiares e amigos  era o mais inteligente da família. No exército, fez concurso para sargento, foi aprovado, mas desistiu de continuar a carreira militar. Conhecia muito de plantas e gostava de hortas, pomares e jardins. Passou por problemas grandes que o transtornaram muito. Morreu cedo.




                                                                     Pérsio, esquilando 


Amigos meus do Norte da Itália me falam - brincando -  que são marcas da Família Menini serem muito inteligentes e terem especial interesse por dinheiro, grandes amores e jogos diversos - não necessariamente  nesta ordem! Brincadeira que ouvi calada, mas que muito me fez pensar.

"Quando é tempo de tosquia já clareia o dia com outro sabor.
As tesouras cortam em um só compasso enrijecendo o braço do esquilador

Um descascarreia, o outro já maneia e vai levantando para o tosador .

Avental de estopa, faixa na cintura e um gole de pura pra espantar o calor
Alma branca igual ao velo, tosando a martelo quase envelheceu

Hoje perguntando para a própria vida pr'onde foi a lida que ele conheceu..."


( http://letras.terra.com.br/telmo-de-lima-freitas/740284/ )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.