sexta-feira, outubro 15, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Napoleão Menini

                                                                        Tio Napoleao


Como relatei em postagem anterior, Tia Ana e Tio Napoleao tiveram dois filhos : Maria Massima e Leovegildo Menini, sendo que esse último morreu bastante jovem. Maria casou com Claudino Soares, passando a chamar-se Maria Massima Menini Soares. Ela empre foi uma pessoa muito amada pelos parentes e pelos vizinhos.Tinha muitos amigos e afilhados.  Era uma pessoa discreta, bondosa e solidária. 


                        

                                                       Maria Massima, Claudino e Filhos

 

Maria e Claudino tiveram cinco filhos e uma filha, todos nascidos e criados no Touro Passo, numa pequena comunidade denominada Passo Velho - na mesma casa onde até hoje alguns deles vivem.Sao filhos de Maria Massima e Claudino José Napoleao, Abrelino ( nome de meu pai ), Antonio Ângelo, Araci , claudio e Juraci - todos com o sobrenome Menine Soares.




                                                 Casa da Família Menine Soares


Durante alguns dias, senti -me desacorsoada ( palavra que muito ouvi na Fronteira do Rio Grande do Sul, significando desanimado) por não conseguir fotografias e informações de parentes com quem pouco convivi e que moram muito distantes de mim. Comecei, então, a pensar em pessoas que me poderiam ajudar. Em se tratando dos descendentes de Tio Napoleão, recorri a meu afilhado Ramão Alberto, morador medianamente próximo de meus parentes. Eu confiava na índole de Ramão, em sua natureza e temperamento,  e por ser ele filho de  Adelaide e Torquatro Rodrigues dos Santos, meu querido irmão adotivo. Assim que recebeu o meu pedido, Ramão obteve as fotos de que eu precisava e foi além - me mandou fotos de um  antigo cemitário de Touro Passo, hoje na propriedade rural da família de Torquatro , onde estão os restos mortais de muitos familiares nossos, inclusive os de Tobias Menini. Agradecendo a meu afilhado, volto a repetir " Apesar de tudo eu ainda acredito na bondade humana” (Anne Frank).


                                                Ramao Alberto e sua esposa - Clere Silveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.