domingo, outubro 17, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Antônia

 


Tia Antônia Menini Conczviz e Tio Mário Conczviz, no casamento deles, em  1922 - há um século quase. Essa fotografia , que é uma das minhas preferidas,  foi - me enviada pela  Juracy Menine Conczviz, através da Schirlei Menine, neta de Constantino Sereno Menini ( tio Constâncio ). Agradecimentos nossos - meu e, com certeza,  de toda a família Menini/ Menine  por fotografia tão bonita e tão rara. 


                                           Casamento de Deli e Adil  Menine Conczviz/1964



Encanta-me relembrar os Menini/Conczviz, todos - tia, tio, primas e primos - tão presentes e marcantes em minhas memórias de infância e de adolescência, como  pessoas agradáveis, alegres, afetivas  e amigas. Dos oito filhos do casal - Arnaldo, Aristóbolo, Adil, Alberto, Julieta, Jurema, Juracy e Jandira - cinco  deles vivem apenas em nossa memória e saudade.  Mile, meu irmão,  e eu  muitas vezes  ao rememorar detalhes bonitos da família Menini/Menine, mencionávamos a beleza do azul dos olhos da Jandira e do Aristóbolo - um azul límpido, luminoso e profundo. Detalhes que, inesperadamente, a saudade nos traz . Todos eram muito trabalhadores e caprichosos, com diferentes aptidões, além das exigidas no trabalho rural. Arnaldo, por exemplo,  tinha muita  habilidade na confecção de componentes  para arreamento de cavalo. Era uma festa visitá-los!





                                           
                                                                      Alberto, Aristóbolo e Adil



Alberto, que reside na casa antiga da família, no interior de Rosário do Sul, muito me ajuda nestes dias a relembrar  fatos e causos de nossos parentes . Tanto Alberto  como Rita Lisandra, filha dele, foram meus  parceiros frequentes na evocação de lembranças de família. Juracy mora em São Francisco de Assis e me enviou diversas fotos - até uma  foto minha quando criança. A afetiva Jurema infelizmente partiu cedo. Julieta mora em Rosário do Sul - visitei-a na última vez em que lá estive. Julieta e Aldina, minha irmã mais velha, mantiveram, ao longo de toda a vida, uma sólida e divertida amizade -  Aldina tinha muito bom humor e era uma grande contadora de histórias. Julieta continua sendo. 




                                                  Juracy e Agripino,  casamento em 1955.


Apesar de eu ter vivido por muito tempo e em lugares distantes, em 1997, retornei  à Bela União, onde nasci e vivi até os 15 anos, trazendo comigo a decisão de reconstruir e ampliar a casa de meus pais, de replantar as flores e as árvores que existiram lá e de retomar  minhas relações familiares. Uma das primeiras visitas que recebi, nesse início, foi de  Arnaldo Menine Conczviz, que chegou a cavalo, trazendo, em uma mala de garupa, um emocionante presente de boas vindas:  cepas de roseiras, daquelas antigas, que florescem todo o ano e que podem ser reproduzidas por galhos. Inesquecível a sensibilidade  de meu primo. 
                                                   
                                                 

                                                            Arnaldo, Aristóbolo e Alberto


Também Jandira e Olídio, queridos primos e vizinhos, deram-me  acolhida e suporte afetivo nessa transição de professora universitária para dona-de-casa rural. Deles,   ganhei  uma galinha garnizé com pintinhos para eu iniciar criação no terreiro! Só quem viveu em zona rural é capaz de entender gestos com tamanha generosidade e significado. Saudades dos polacos! Talvez essa relação com esses  netos de Tobias Menini , os filhos de tia Antônia, tenha contribuído para que eu  goste tanto da Polônia  e  esteja agora planejando outra viagem para Varsóvia em 2022.



                                                              Julieta  ( Menini ) Conczviz Noriega



PS.Querida Rita, tua disponibilidade e competência, demonstradas ao me ajudar na busca e identificação de fotos e  informações para o livro da Família, foram admiráveis.  Reconheço também o quanto tu e eu  devemos ser  gratas às ajudas de teu pai. Que o Universo seja generoso com vocês!


                                            Rita Lisandra, filha de Alberto Menine Conczviz. 

" Ter pressa é não saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar."

Fernando Pessoa           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.