terça-feira, outubro 19, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Bernardo

                                             

                                 Bernardo Barroso Menini e sua filha Ana Lúcia Prates Menine             


O nome Bernardo foi dado por Tobias Menini ao filho  -  Tio Bernardo -  porque assim se chamava um dos irmãos dele que ficara na Europa. O mesmo nome recebeu Bernardo Barroso Menine, filho de Tia Mercedes e Tio Bernardo e neto de Tobias. Seguindo um costume muito europeu de dar aos filhos o nome de seus ancestrais,  temos , além de Bernardo, outros  nomes - de filhos, netos e bisnetos - bastante conhecidos na família Menini/Menine, como : Tobias, Alberto, Maria Rosa, Antônia, Constantino...Bernardo Barroso Menine nasceu dia 13 de setembro de 1925 e faleceu em 27 de janeiro de 2017. Estava com 91 anos.


                                                        Bernardo Barroso Menine e Filhos


Meu pai era muito próximo do sobrinho Bernardo, tanto que o convidou, tendo tia Mercedes como madrinha,  para ser o padrinho de uma de suas filhas - minha irmã Alda. Muito criança ainda, talvez com seis ou sete anos, vi, pela primeira vez, uma grande novidade  no Touro Passo : um jogo de futebol, que fora organizado pela família Barroso, na fazenda de um deles. Meu pai e minha mãe foram ao evento e levaram as crianças. Ficamos muito bem orgulhosos quando vimos, entre os jogadores, nosso primo Bernardo. Sem rádio, sem televisão, com escassos materiais de leitura, eventos, como um jogo de futebol, era bem difícil imaginar e tornavam-se um acontecimento social inesquecível.



                                    

                    Ana e o sobrinho Luzardo  Miranda Menine, filho de Carlos Bernardo .


São quatro os filhos de Bernardo Barroso Menine. Em ordem cronológica,  Luis Carlos Prates Menine, Carlos Bernardo Prates Menine, Ana Lucia Prates Menine e Bernardo Júnior Ribeiro Menine . A eles pertence a tradicional propriedade rural, denominada Velho Banheiro, no Touro Passo, em Rosário do Sul. Pelas fotos, pode-se constatar que o estabelecimento conserva as boas tradições dos Campos da Fronteira e o gosto por cavalos fortes e bem cuidados.



Ana Lúcia e Carlos Bernardo Prates Menine


PS. Agradeço a Ana Lúcia Prates Menine pelas fotos que me foram enviadas e que integram esta postagem. Ana Lúcia lembra muito a fineza e a gentileza de Eli Prates, sua mãe. Eli uma vez foi-me visitar na Bela União, juntamente com seu filho, Luís Carlos Prates Menine. Ela era uma pessoa encantadora - uma dessas mulheres fortes e afetivas. Fortaleza e flores.


Texto de Cora Coralina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.