domingo, outubro 24, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de João Menini ( Versão Preliminar)

 

                     
                                                       Francisca de Souza Menini - Chica


João Menini, o Tio João que eu não conheci, mas sua história amorosa aguçou meu romantismo na idade teen, deu a Tobias Menini  quatro netos. De seu primeiro relacionamento, nasceram Francisca de Souza Menini ( a Chica ) e Higino Menini ( o Noco); do segundo, nasceram Eva Menini e Santa Menini. Tenho recordações muito nítidas e agradáveis das três filhas e do filho de Tio João - todas, no entanto, antes de meus onze anos. Depois infelizmente nos dispersamos com a morte de meu pai. Um dos filhos da Chica foi meu primeiro afilhado : creio que o batizei em casa, como tradicionalmente se fazia, antes de fazer o batismo na Igreja .  Com um raminho verde, que se molhava na água, fazia-se uma cruz na cabeça da criancinha, dizendo: eu te batizo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo ... Amém, diziam padrinho e madrinha. Eu devia ter dez anos ou menos. Não lembro os detalhes desta simples e significativa cerimônia, mas recordo meu orgulho e minha alegria por já ter um afilhado. Mauri, Nauri, Neri e Élida são filhos do casal Francisca e Eri. 


                                                       Francisca de Souza Menini - Chica


Higino ( Noco ) era um parente muito amado . Passava temporadas na Bela União. Ele tinha problemas graves de visão - disseram-me que era glaucoma, doença comum na Família Menini. Pessoa doce, amorosa, simples e cuidadosa com crianças - recordo que ele me chamava de Dona Dedeminha, porque eu era bem pequena, mas já falava como gente grande. Lamento ter poucas lembranças dele. Higino não deixou filhos. Dalva Menine Zago, uma sobrinha e afilhada muito querida, encaminhou-me a foto de Higino, guardada pelos pais dela - Ereni e Alberto Pinto Menine.



Higino Menine -  Noco



Após Francisca e Higino,  Tio João deu a Tobias Menini duas netas - bem-vindas, cada uma, com certeza, à Família Menini/Menine, em que predominavam os meninos. Eva e Santa foram duas  bonitas crianças, bonitas adolescentes e bonitas mulheres em todas as idades. Eva - lúcida, ativa e elegante -  completou  90 anos em em 23 de agosto de 2021. Ainda caminha na praia e faz alguns exercícios. Viúva de Elpídio Menine , primo com quem teve longo matrimônio.  Eva é mãe de cinco filhos - Edson, Éder , Érgio, Marle e Marile Regina a todos, até agora,  ela costuma  oferecer  conselhos e recomendações. Um exemplo de mulher forte.


                                  Eva Menine e os filhos Marile, Eder, Marle e Edson.

Santa Menine ( Izaguirre ) , a caçula dos descendentes de João Menini, tinha belíssimos olhos verdes, cabelos levemente ondulados, sorriso meigo e rosto sereno. Muito bonita. Assim eu a recordo. Fui  aia no casamento dela -  de aia chamavam, naquele tempo, a criança que acompanhava os noivos e levava as alianças. Eu estava com 9 anos. Usei um vestido de tafetá com saia godê - meus cabelos, muito lisos, foram ondulados, processo em que usavam ferros quentes ... senti medo, mas depois fiquei feliz porque meus cabelos ficaram crespinhos! claro que por pouco tempo. Santa e Izaguirre casaram em Rosário do Sul, na casa de Tio Alberto e Tia Salustia, onde houve uma grande festa. Entre minhas as poucas lembranças do casamento, recordo que o vestido de noiva da minha prima tinha uma longa cauda e que eu cuidava para que ficasse bem estendida porque me explicaram que, dessa maneira, a noiva ficaria ainda mais linda. No meu imaginário de criança rural, Santa Menine Izaguirre  era a moça mais bonita do mundo! Leo, Paulo, Jaime e Léia são filhos de Santa e Izaguirre.


                                           Santa na Festa de Formatura de uma de suas netas

PS. Registro meu agradecimento aos primos Eder Nei Menine e Léia Menine Izaguirre por terem  procurado  em suas casas e buscado no contato com outros parentes as fotografias que recebi e que algumas delas estão aqui, outras estão sendo recuperadas para postagem futura. Éder e Léia,  meu agradecimento pela disponibilidade e gentileza de vocês. Observem que os parentes nomeados aqui, estão em ordem cronológica. Se houver erro(s) ou necessidade de complementação, por favor, me avisem. Bjs



                                          Leia Menini Severo, neta do Tio João, filha de Santa.



" Guardo ainda, como um pasmo
Em que a infância sobrevive, 
Metade do entusiasmo
Que tenho porque já tive.." 

Fernando Pessoa


                                                                         Em Jerusalém




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.