quinta-feira, outubro 07, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Estêvão

                                                                                                                

                      Deny Ribeiro Menine                      

     

Agradeço, inicialmente, a Maria Cristina Ravazolo Menine, filha de Deny Ribeiro Menine, pelas fotos enviadas e pelos esclarecedores documentos, devidamente autenticados e disponibilizados para publicação. São importantes esses documentos pois esclarecem, em definitivo, a pergunta sempre feita por nós sobre a ausência do sobrenome Menine nos filhos de tio Estêvão - foi ratificado, assim, o que havíamos escrito antes. 



                             
                                                                   Ayrton Ribeiro


A seguir, cópia da parte do testamento de Tio Estêvão , no que se refere ao tema acima:

"...declarações de última vontade que são as seguintes: Disse que é natural de Rosário do Sul, tendo nascido em 23 de junho de 1.893;que é filho de Tobias Menini e Izaltina Pires da Silva; que foi casado em primeiras núpcias com Alzira Guedes de Freitas, tendo desse consórcio uma filha de nome DORA GUEDES MENINE, viúva; que posteriormente desquitou-se de sua aludida esposa, hoje já falecida; que viveu maritalmente com Carmelina Ribeiro, que era casada, e hoje já falecida; que dessa união tiveram os seguintes filhos: - ELPIDIO RIBEIRO MENINE, casado; - LEADIR RIBEIRO, casado; - MOACIR RIBEIRO, casado, NELI RIBEIRO, casada; - DENy RIBEIRO, casado; - AIRTON RIBEIRO, casado; - e ALBERI RIBEIRO, casado; todos brasileiros - e, com exceção do primeiro acima nomeado, todos os demais foram registrados apenas com a menção do nome de sua mãe e omissão do nome paterno; que ele, testador, reconhece ditos filhos como seus filhos, de acordo com o que faculta o Código Civil, artigo trezentos e cincoenta e sete (357); que por esta forma faz este seu testamento que dá por bom, firme e valioso para valer por qualquer forma em direito, rogando às autoridades do país que o cumpram e façam cumprir no que nele se contem e declara. Declarou que deseja que a sua sucessão se faça na forma da Lei vigente. Para seu testamenteiro nomeia seu filho Deny Ribeiro. Assim o disse o testador, fazendo as suas declarações na ngua nacional, e na presença ininterrupta das aludidas testemunhas que são: ..."

Obs. Deny optou por usar também o sobrenome paterno, tendo feito, para isso, a alteração, em Juízo, de sua certidão. Essa é, portanto, uma opção, de livre escolha de cada. 


                                                                         Albery e Dalva


Os meus primos-irmãos, filhos de tio Estêvão,  foram sempre bastante próximos de nós. Minhas memórias distantes trazem à tona pequenas, mas significativas lembranças : Deny era afilhado de meus pais; Ayrton e Albery eram muito cuidadosos conosco; Moacir e Leadir, muito brincalhões; todos eles, muito amigos de Beto, meu irmão mais velho.  Mesmo após a morte de meu pai e de eles já estarem morando longe  -  Porto Alegre, naqueles tempos, parecia bem distante e difícil de ir -  eles vinham, ao menos uma vez por ano, visitar-nos na Bela União.  Minha mãe os considerava mais do que sobrinhos, um pouco como filhos. Eles conversavam muito com Tia Anália - assim meus primos a chamavam - traziam presentes,  ajudavam na manutenção da propriedade, plantavam flores e árvores, reviam os parentes, recorriam os lugares marcantes na infância deles.  Eram afetivos e solidários conosco. Com o tempo, nós nos dispersamos pelo mundo, mas procurávamos, sempre e reciprocamente, saber notícias . 


                                                                          Nelcy e Leadyr



Ao redor dos 20  anos, os filhos de tio Estêvão, saíram, com muito pouco dinheiro, de Rosário do Sul para morar em Porto Alegre. Não foram todos ao mesmo tempo. Os primeiros que foram, garimparam as oportunidades e mandaram chamar , gradativamente, os que haviam permanecido no município de origem.  Eles eram muito inteligentes e com tino para negócio.  Estabeleceram-se, inicialmente, como vendedores de frutas e verduras. Começaram no antigo Mercado da Praça Mauá - posteriormente, foram para o Mercado Praia de Belas, onde hoje se localiza o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Nesses dois mercados,  que funcionavam a céu aberto no início, eles trabalhavam dia e noite. Eram muito trabalhadores e decididos mesmo! Com a inauguração da Central de Abastecimento, conhecida como CEASA/RS, em 8 de março de 1974, os meus primos para lá se transferiram, passando a trabalhar com compra e venda de batata e cebola. Tornaram-se prósperos negociantes. Fizeram bons investimentos. Compraram terrenos e casas em Porto Alegre, Canoas e em praias diversas.  Construíram uma bela e profícua trajetória - pessoas respeitadas pelo seriedade no trabalho e pela consistente estrutura familiar.  Cinco dos sete irmãos, filhos de Carmelina e Estêvão, já faleceram , inclusive Nely, a única menina desse grupo - restam Deny , com 87 anos, e Albery, com 83 anos.   



                                                                   Nely Ribeiro



A mesma garra, competência e decisão foi  demonstrada por Nely Ribeiro. Ela estudou no Colégio Santana, em Santa Maria, na mesma cidade onde fez graduação e mestrado em História e, mediante concurso público, ingressou, na carreira de Professor Universitário, na Universidade Federal de Santa Maria, onde,  até a aposentadoria, lecionou no Curso de História.  Era uma pessoa alegre, agradável, solidária e excelente profissional. Meus filhos e eu fomos bem acolhidos por ela quando nos transferimos para Santa Maria, no ano em que ingressei na UFSM. 


 
                                           Nesta foto, estão Dora, Elpídio e Moacir.




"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive."

Fernando Pessoa

 
                     
                          
                                                              Alberto, Ayrton ,  Aldema,  Alberto, Deny     

2 comentários:

  1. Vendo sua postagem lembrancas de um menino 11/12 anos.andando num petico nas terras da tia nalia
    E a bonita amizade de meu pai chato como era conhecido e teu irmao Beto
    Sorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes enviar-me teu nome e se possivel uma foto? Meu e-mail é:aldemamenini@gmail.com Bjs da prima

      Excluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.