quarta-feira, dezembro 04, 2019

Roteiro Realizado : segundo semestre de 2019



Quebec City - Canadá

Após  32 dias de viagem, com passeios fantásticos por Montreal, Quebec City, Atlanta, Houston e San Antonio, parti para a Europa pela Delta Airlines. Fui direto para Madrid, onde encontrei Pedro, meu neto, e Isolda, minha amiga. Estava iniciando, então, a segunda parte da viagem 2019/2.  Da 1a. parte, levo de Atlanta insistente saudade de meu filho e de meu neto ,(  https://correndomundo.blogspot.com/search/label/Atlanta ) alegria de ter visitado pessoas muito queridas e de ter visto cidades e lugares fantásticos.


Ciudad  Real - Espanha

Permanecemos  quatro dias em Madrid - ansiávamos por vê-la. Foram dias de passeios por  recantos conhecidos. Tempo de aplacar a saudade, desfazer a mala e fazer a malinha .  Tempo de checar o próximo roteiro  e comparar com anotações anteriores.  Tempo de ver a cotação da moeda marroquina,  a  previsão do tempo e a hora de despertar no dia da partida. E lá fomos nós para uma semana em Marrocos.


Marrocos - Marraquexe

Mesmo sendo a quarta vez que visito Marrocos, ainda  não posso dispensar totalmente ajuda na hora de fazer reservas de hotel - principalmente se visito  determinada cidade pela primeira vez -  ou de contratar transporte, guias ou empresas de turismo. Resisto a turismo de grupo. O melhor mesmo é contratar um 4X4, neste caso, para trës pessoas - a diferença de preço é pequena. a viagem, bem mais produtiva e livre. Assim fomos Isolda, Pedro e eu.



Marrocos

Quem me assessorou na elaboração do programa para esse país em foi Rita Leitão, portuguesa que, há vários anos, vive em Marrocos e é proprietária  da  empresa Marrocos.com e do Hotel Riad Dar Rita, em Ouarzazate. O contato com  ela pode ser feito através do Face Book.  É interessante saber que Riad são hoteis pequenos ( máximo 10 apartamentos ), luxuosos, instalados em antigos palácios - em geral belíssimos e bem recuperados. Funcionam como B&B. É excelente alternativa de hospedagem em Marrocos.


Ouarzazate - Marrocos

Estivemos, em Marrocos, nas cidades de Marraquexe, Ouarzazate, Fez,  Chefchaouen, Tanger e Tetuon e fizemos visitas a lugares fantásticos, como  Ifrane, Talouet  Merzouga, Gargantas de Todra, Dunas de Erg  Chebbi, dunas do Sahara e Vale do Ziz.  As cidades terão, na sequência do Correndomundo, postagens específicas sobre cada uma delas, seguindo a ordem cronológica em que foram visitadas.


Marrocos : Médio Atlas


Desta vez cheguei a Marrocos pelo  vôo direto Madrid/Marraquexe - em outras vezes, cheguei por Casablanca  ou por Tânger. O retorno deste ano foi diferente e bem interessante, pois o carro em que viajávamos, nos deixou no Porto de Tânger e , dali, fomos de barco até o Porto de Algeciras, na Espanha. Estivemos dois dias entre Algeciras e a cidade inglesa de Gibraltar e voltamos, então, de trem, direto  para Madrid. Na capital espanhola, alguns dias de descanso, antes de partir para Romênia, foco europeu desta viagem.


Gibraltar - cidade inglesa

Mais uns dias em Madrid e , com roupas lavadas, mala de bordo e mochila revisadas,  roteiros e hoteis reservados, partimos os três para Romênia - mais especificamente, para a capital,Bucareste. Bela viagem de três semanas, percorrendo Brasov, Sibiu, Sighisoara, Constanta, Delta do Danúbio, Bran e Sinaia. Uma viagem rápida ao norte da Bulgária mostrou-nos Veliko Tarnovo, Arbanazi e alguns monastérios magníficos.

Algeciras - Espanha

Retornamos a Bucareste - encantados com cenas e paisagens - e permanecemos mais quatro dias nessa capital. Um voo direto nos levou a Madrid, às nossas malas e ao encaminhamento para o final da viagem, pois nos faltava somente ir ao norte de Portugal, ver ao menos a largada e a chegada da Maratona Internacional do Porto.



Centro de Brasov - Romênia

No final, cada um tomou seu rumo. Pedro partiu antes de nós para Porto Alegre; Isolda, para Florianópolis; eu, para POA. Muitos planos de retorno, mas sempre lembrando que a vida pode nos reservar surpresas e sustos - como aconteceu no ano passado.


Mar Negro

"Tenho fome da extensão do tempo, e quero ser eu sem condições."

Fernando Pessoa


Veliko Tarnovo - Norte da Bulgária



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.