domingo, novembro 24, 2019

Texas e sua Histórica San Antonio

Rio San Antonio



Verdade é que eu, apesar de já ter visitado o Texas,  muito pouco sabia sobre San Antonio, segunda cidade mais povoada do Estado  com,  aproximadamente, um milhão e meio de habitantes. Quando falei a Mara Reid que eu pretendia visitá-los  e ir depois de Houston a Dallas, ela me sugeriu que eu fosse, então, a San Antonio por ser uma cidade histórica e bastante interessante. Conhecendo-me bem, ela sabia de que eu iria gostar.


                                                               River Walk


Costumo confiar na opinião de pessoas que têm conhecimento da realidade - por sorte! Comecei, então, a ler e, consequentemente,  a  encantar-me com a história, a cultura e as fotografias  de San Antonio. Antes de ir, já estava apaixonada pelo rio , que atravessa a cidade e que deu nome a ela - todo o meu encantamento foi confirmado.





                                                            San Antonio River


Informação valiosa para quem não fala inglês: o espanhol é muito falado em San Antonio, acontecendo, inclusive, missas diárias na Catedral, rezadas em espanhol. Sim! as pessoas com quem entrei em contato, tanto falantes de inglês quanto de espanhol, foram muito gentis e agradáveis, evidenciando orgulho pela cidade e me sugerindo passeios, restaurantes típicos e festas locais. 




                                                                Day of the Dead



Por acaso e sorte, assisti, às margens do rio, depois de muitos discursos na abertura, à  festa comemorativa ao Dia da Morte - Day of the Dead, San Antonio, 2019. Na festa, modelos, figuras, ornamentações e comidas de inspiração mexicana. Bares e restaurantes serviam  todo tipo de quitutes Tex-Mex,  como taco,  burrito e quesadilla. 




                                                    Tour pelo San Antonio River


Um passeio pelo rio, coração de San Antonio, segundo os moradores que me indicaram o roteiro, é atividade obrigatória, assim como o tour de barco, que está sempre lotado de turistas. Um calçadão, abaixo do nível da rua, contorna as margens do  rio por 24 km de extensão. Foi uma iniciativa bem sucedida para conter as águas da chuva e revitalizar o centro da cidade. Junto ao calçadão, árvores frondosas, admiráveis esculturas, movimentados bares e restaurantes e muita gente.



                                                      Escultura no passeio do rio


San Antonio oferece muitas atrações a moradores e visitantes. Parece-me, no entanto, que as duas maiores são esse passeio pelo  calçadão ao longo do rio e a visita às históricas Missões, que constituen o Parque Nacional das Missões de San Antonio, reconhecido  como Patrimônio Mundial pela Unesco.  



Álamo


As  Missões eram pequenos povoados cujo núcleo central eram as igrejas , fundadas por religiosos com a finalidade - declarada - de difundir o cristianismo entre os nativos. O Parque Nacional  inclui: - Álamo, missão espanhola do séc.XVIII -  Missão Concepción (Misión Nuestra Señora de la Purísima Concepción de Acuña) - Missão Espada (Misión San Francisco de la Espada) - Missão São José (Misión San José y San Miguel de Aguayo) - Missão São João Capistrano (Misión San Juan Capistrano) - Aqueduto Espada - Rancho de Las Cabras - Casa Ethel Wilson Harris.



                                                                                Alamo


A principal das missões é Álamo, uma das cinco missões espanholas. Foi fundada em 1724 como Missão de San Antonio de Valero. Hoje, o Álamo, seus muros e suas terras convertidas em grande parque  são como um oásis verde em meio a cidade.  É emocionante conhecê-la dada a importância do que ali se passou no século XVIII, pois  foi  na Missão Álamo que aconteceu a batalha contra o exército mexicano por aqueles que lutavam pela independência do Texas. O Alamo hoje é um santuário de homenagem aos combatentes e um museu com histórias da Revolução do Texas e objetos de guerra.



                                     Missão de San José y San Miguel de Aguayo 


A Missão de San José -  que muito me encantou - foi estabelecida, em 1720, com a finalidade de converter os indígenas  -  coahuiltecas, antigos nômades caçadores e coletores  -  em cidadãos católicos e espanhois. Acredito que o objetivo maior, entretanto, era proteger a fronteira espanhola do norte dos ataques franceses e de outros inimigos. Os índios sacrificaram seu antigo estilo nômade para salvar-se: perderam em identidade ao aprender um novo modo de vida.





                                                      Catedral de San Fernando



Localizada em bonita área no centro histórico de San Antonio, a gótica catedral católica de San Fernando, também conhecida como catedral de Nossa Senhora da Candelária e Gualalupe, é a mais antiga das catedrais dos Estados Unidos. Foi construída por imigrantes das Ilhas Canárias. A igreja original, anteriormente existente no mesmo lugar, foi  erguida  entre 1738 e 1750. Ao visitar a Catedral, é interessante visitar o imponente Citty Hall.



                                                   Belezas do Centro Histórico

Todo a cidade de San Antonio pode ser percorrida caminhando, mas, se as distâncias lhe provocam medo ou cansaço por antecipação, há transportes públicos regulares. Para visitar as Missões, você pode usar uma linha de ônibus que vai até a última missão, parando em todas elas. Para aproveitar melhor o tempo, entretanto, contratei um carro  que fez o mesmo percurso dos ônibus.




                                                                Plantas Típicas 



Para chegar até San Antonio, há vôos regulares de diferentes cidades, incluindo Houston. Aceitei, no entanto,  a sugestão de Edmara - sugestão que veio com a passagem que ela me deu!!! - e fiz excelente viagem de ônibus, cujas poltronas, atendimento e comidas oferecidas eram bem melhores do que  muito classe executiva de aviões grandes. 




                  Torre das Américas - símbolo da confluência de civilizações - 152m

Ao percorrer as margens do rio, fique atento para ver La Villita, onde uma vez foi Yuanaguana, cidade amuralhada dos índios coahuiltecas, numa das margens do rio. Mais tarde, em 1731, foi o primeiro assentramento europeu. Muito arborizada, com muitas flores e construções em estilo colonial espanhol, é lugar ainda  para encontrar artesanato original em joias, brinquedos e objetos de decoração em vidro e madeira. Passei agradável e bonito.



                   La Villita, rodeada por muros com caprichado calçamento de tijolos.


Quando escuto afirmações como "nos Estados Unidos ( ou no Brasil ) é assim,.assim..." penso de que US ou de que BR estão falando. Países grandes, com muita diversidade, têm regiões  bem diferentes entre si. Mesmo Houston, Austin e San Antonio, no Texas, têm particularidades únicas. Gostaria de ir a Dallas e El Paso logo, logo...




                                 Rio San Antônio e Missões: destaques da Cidade


Para quem deseja saber mais sobre San Antonio, indico dois vídeos :

https://www.youtube.com/watch?v=Fp5Xz2xoYTc (SA)

https://www.youtube.com/watch?v=83dOAaXdAro



                                                         Gente como a gente...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.