quarta-feira, novembro 20, 2019

Texas : Austin, Houston e San Antonio

River Walk Area :  San Antonio
                     
Muitos dos 50 estados americanos do norte são totalmente desconhecido da maioria dos brasileiros, por exemplo, mas poucos são tão conhecidos como o Texas - estado com identidade forte, divulgada, provavelmente, pelo cinema, pela música e/ou  pela  indumentária. Suas principais cidades são Dallas, Houston, San Antonio e Austin.


Centro de Houston

Texas , hoje um dos maiores estados norteamericanos,  foi, inicialmente,  explorado e colonizado por espanhois, mas em 1821, quando o México se tornou independente da Espanha, passou, então, a controlá-lo. Desenrolou-se, a partir daí,  uma história dura e sangrenta, como a rebelião em Alamo, no ano de 1836. Nesse mesmo ano, Texas passou a ser independente  e tornou-se uma república. Nove anos depois,  transformou-se em mais um estado norte americano.



Histórica  Missão  em San Antonio


A economia do Texas foi inicialmente de base agropecuária, diversificando-se, desde o início do século XX, com a surgimento e expansão do setor financeiro e das indústrias petrolífera e aeroespacial. O estado é hoje o segundo dos Estados Unidos com maior população: em 2018, divulgou  um total de 28.701. 845 pessoas.


Festa em San Antonio :  influência mexicana

Como não poderia deixar de ser, pela própria história dos dois países,  podem ser percebidas, no Texas e em outros estados do sul, influências  da cultura mexicana - como as festas da morte. Tais influências estão bem presentes  em temas de festas e na culinária cotidiana . Quem nunca experimentou burritos  e tacos?


Tema da festa a que assisti em San Antonio

A fusão da cozinha mexicana e estadunidense é conhecida com a denominação de Tex - Mex, tornando-se popular tanto no Texas, quanto em algumas partes do México. A culinária Tex - Mex usa muita carne vermelha, pimenta, especiarias. tortilhas de milho, queijo e outros ingredientes comuns nos pratos de ambos os países. São comidas fáceis de preparar e que podem ser servidas inclusive em trailers de comida na rua, mas não é, como algumas pessoas pensam, a tradicional comida mexicana.


Salada de pato : uma das minhas comidas preferidas

Na sequência deste post, escreverei sobre as duas cidades do Texas - Houstin e San Antonio - que eu visitei nesta viagem 2019/2. Não estive em Austin, que visitei em 2005, quando eu ainda não costumava fotografar e nem tinha blog - Correndomundo foi iniciado em abril de 2006. Meu carinhoso agradecimento a  Alan e Mara Reid, pessoas que costumo visitar onde estejam. 


Alan e Mara

Sobre a visita a Austin, em 2005, eu escrevi:

"Estou em Austin, com a Edmara, desde sexta.Amanhã, segunda-feira,volto para Atlanta. A Caçula, como eu a chamo, trabalha no   Departamento de Educação a Distância da Universidade do Texas, como produtora de cursos para educação básica via internet.   Ela já ganhou prêmios nacionais na área de multimídia aplicada à educacao.È casada com Alan,    professor de Matemática da mesma Universidade. Eles moram num lugar muito bonito.Passeamos  e conversamos muito(...) "



Houston

Planejo  retornar ao Texas para visitar meus queridos amigos, ir a Dallas e  chegar até El Paso e Laredo, na fronteira com o México. Talvez o desejo de ir a essas duas cidades fronteiriças tenha
o incentivo dos tantos filmes, documentários e reportagem a que assisti sobre a região. Veremos!


Outra salada de pato...em San Antonio

" Durmo. Regresso ou espero?
Não sei. Um outro flui
Entre o que sou e o que quero
Entre o que sou e o que fui."

Fernando Pessoa


Exposição de cerâmica - Houston

Um comentário:

  1. Os comentários haviam "desaparecidos"das páginas do meu blog!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.