sábado, novembro 23, 2019

Houston, a maior cidade do Texas.

Escultura  no centro de Houston

Houston é a maior cidade do Texas e a quarta maior dos Estados Unidos.  Está localizada próxima ao Golfo do México e tem uma população ao redor de 2,4 milhões de pessoas. Sua área metropolitana ultrapassa a sete milhões de habitantes. O povo texano é bastante simpático e agradável. Pelas casas, carros e  movimentadas lojas de famosas grifes, por exemplo, logo se vê que é uma cidade bastante rica.

Centro  da cidade  - Houston


Um de seus grandes orgulhos é o Texas Medical Center, o maior centro médico do mundo, com 13 hospitais e 49 instituições relacionadas  à medicina - todas sem fins lucrativos. Nesse hospital, trabalham 4 mil médicos e 11 mil enfermeiros - no total, ele emprega mais de  75 mil pessoas. Atende em torno de mais de 7 milhões de pessoas por ano, incluindo  20 mil pacientes internacionais.



                                              Pablo Picasso - Museu de Belas Artes de Houston


Além da área da saúde mencionada acima , Houston nos oferece outras atrações e destaques, como compras, museus, arquitetura, universidades, eventos e outros tantos atrativos de uma cidade gigantesca, com tantas autopistas e viadutos, que só conseguir visualizar e percorrer porque estava de carro com uma moradora local, minha querida amiga - irmã Edmara Cavalcante Reid. Thanks, Mara.



Centro de Houston

Considerada uma  das  melhores cidades para fazer compras nos Estados Unidos, Houston é por vezes chamada a Capital da Moda do Sul .  Tem grandes centros comerciais com a presença de outlets populares, como o Woodlands Mall, localizado a 40 km ao norte, ou o Tanger  com suas 80 lojas, suas cafeterias e restaurantes.


Retrato de uma menina de 14 anos, feito por Van Rysselberghe (1895)

O destino número um, entretanto, é The Galleria, com suas 339 lojas, onde estão Nordstrom, Saks Fifth Avenue e Macy's. É o sétimo maior centro comercial dos US. Desde que eu aprendi e não entrar em supermercado com fome ou em centro comercial com saudade, desinteressei-me de compras - felizmente!


Centro de Houstom - gostei de ter feito essa foto, mas não sei  que igreja é!


Pareceu-me que Houston não é uma cidade predominantemente turística, mas sim aquela que atrai, em especial, estudantes  e profissionais  da área médica e  interessados por petróleo, uma de suas grandes riquezas ( quem lembra dos Postos  Texaco no Brasil? ) Sua grande universidade é a Universidade de Houston. A Rice University, no entanto, é uma das melhores do mundo - considerada a Harvard do Sul. Passei uma bem aproveitada tarde nessa Universidade, cujo campus é magnífico e os prédios, dignos de museus de arte e arquitetura. Alan Reid é o supermatemático da Rice.


Rice University 

Há muitos museus em Houston - o que torna o  Distrito dos Museus um passeio obrigatório. Seguramente, o mais  conhecido desses museus não foi por mim visitado porque dei prioridade aos de arte. Refiro-me ao Museu de Ciências Naturais, com seu famoso borboletário e sua coleção de fósseis de dinossauros.


Casas antigas em belos bairros residenciais

Também não visitei um  museu famoso, original e muito elogiado : o Museu Nacional da História dos Funerais e, por falta de interesse e por ausência de conhecimentos específicos, também não vi o NASA/ Johnson Space Center. Estive , no entanto, longo tempo, mas tempo ainda insuficiente, em dois museus de artes.


Museu de Belas Artes de Houston

O Museu de Belas Artes de Houston é o mais antigo do Texas e um dos maiores museus dos Estados Unidos. Foi inaugurado em 1900. Atualmente abriga mais de 64 mil trabalhos dos seis continentes, em 25 mil metros quadrados. Possui sete grandes instalações por onde passam ao redor de um milhão e meio de pessoas por ano. No início de sua história, já estava definida sua principal função : trazer arte para a vida cotidiana. Assim continua!


                   Cerâmicas no restaurante do Museu de Belas Artes


`A procura de Matisse, Picasso, Andy Warhol e Mark Rothko, passei algumas horas no museu que abriga a Coleção Nemil - coleção privada de arte,  pertencente aos seus fundadores, John de Menil e Domenique de Menil. Está composta por aproximadamente 17 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e livros raros. Tanto o museu é agradável, quanto seu entorno, com jardins, restaurante, livraria e árvores frondosas. 

     
Escultura no  jardim de NEMIL
                                                          
Muitas vezes assomam à minha memória vestígios antigos de filmes que mostravam o Texas. Tanto em Austin, quanto em Houston. todavia,  eu nada encontrava que trouxessem à tona o Texas das minhas lembranças. Já estava aceitando essa transformação  radical sem nostalgia. Eis que encontro a notícia de um dos maiores eventos do estado: o Show & Rodeo, que acontece, no mês de março, com exposição de gado, shows de música, competição de churrasco e rodeio - imaginei que os participantes usariam as famosas botas do Texas. Me achei!



Rice University


" Durmo. Regresso ou espero?
Não sei. Um outro flui
Entre o que sou e o que quero
Entre o que sou e o que fui."

Fernando Pessoa



Renoir - Museu de Belas Artes de Houston



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.