quarta-feira, novembro 13, 2019

Montreal : Cidade para ver e rever

Exposição de fotos nas ruas de Montreal

Em 2011. escrevi o post que transcrevo a seguir, alterando-lhe somente as fotografias. Esse post está no correndomundo em :      https://correndomundo.blogspot.com/2011/06/montreal.html  com o título      Montreal, a Cidade de Leonardo Cohen. Desta vez,  viajei a Montreal desde Atlanta, pela Air Canadá, fazendo conexão em  Toronto. 



Muitos parques na cidade

Sempre me falaram em Montreal como uma cidade de língua francesa. Saio daqui com a convicção de que Montreal é bilingue ; francês e inglês. Fala - se inglês sem problema - e falam-se muitas outras línguas porque, tal como Toronto, é uma cidade multicultural. Apesar disso, é a segunda maior cidade falante de francês no mundo,  vem logo depois de Paris.


Catedral de Montreal

Ostenta denominações como: cidade mais europeia do continente norte-americano; capital das artes,dos espetáculos e da cultura; cidade de Leonardo Cohen, em que ele aprendeu a cantar, escrever  e pintar. Onde, entretanto,  eu percebi mais o europeísmo de Montreal foi na elegância das roupas e das pessoas e na presença de invejáveis cafeterias - eu amo café e conheço as cidades pelo cheiro dele! Sim, e também no fato de que muita gente circula pelas ruas.


Detalhe de esculturas da fonte próxima  à Catedral


Só podia mesmo ser capital das artes. Cerca de noventa festivais se realizam aqui todos os anos. O Festival de Jazz de Montreal é um dos mais famosos no mundo. A Place des Arts ( http://www.pdarts.com/ )é um grande complexo de salas de espetáculos e de teatros, situada em meio a outra ampla praça , junto ao Museu de Arte Contemporânea - esse museu prioriza os artistas contemporâneos do Quebec.



Ruas subterrâneas no centro de Montreal

A cidade tem duzentas companhias profissionais de teatro e cinquenta companhias profissionais de dança. No Museu de Belas Artes, encontram-se obras de pintores famosos, como Rembrandt. A produção em Arte de Rua impressiona pela beleza e boa qualidade.A democratização do acesso à arte pode ainda ser percebida na presença de muita esculturas, em estilos diversos, espalhadas por Montreal.


Arte de Rua

Como se não bastasse tudo isso, é a cidade de Leonard Cohen e o nascedouro do mundialmente conhecido Cirque du Soleil. Passávamos na Praça das Artes todos os dias e ficávamos impressionados com o grande número de pessoas circulando pelo local ou conversando em bares próximos.


Jérôme Sordillon, artista do Cirque du Soleil, em Exposição de Fotos.


Encantei-me com a cidade subterrânea com seus dezoito quilômetros de ruas embaixo do centro da cidade.e onde se vêem shopings , cinemas, bares, galerias, restaurantes, livrarias, centros de lazer, estações de metrô e muita gente o tempo todo. São mais de 1600 lojas, 40 bancos, 30 cinemas e 10 estaçoes de metrô. Alguns prédios de hotéis e grandes magazines principalmente têm sua "continuidade"para a subterrânea. O uso de muitas estruturas de vidro faz com que belos raios de sol cheguem até a , totalmente climatizada, underground city.


Underground city.


Há muitos lugares a serem visitados em Montreal, como a Basilica de Notre Dame; o Velho Porto , revitalizado, em 1980, e transformado numa imensa área de lazer; a  Santa Catarina, rua com o maior número de lojas do Canadá; o Parque Olímpico; o  Parque Mont - Royal , construído por Frederick Law Olmsted que também criou o Central Park de Nova York; o Bairro Chinês e os museus e galerias.


                                                                       Detalhe do Bairro Chinês


Distante bem menos de cem km da fronteira americana, Montreal merece ser visitado - e bem visitado. Está na lista das vinte cidades mais seguras do mundo e nas cinco mais seguras da América. Uma cidade segura , a priori, já  me atrai, já a considero uma cidade boa de visitar. Eu tenho medo de sentir medo."



                                                                  Edifícios no Centro de Montreal

Pelo texto de 2011 com fotos de 2019,  observo que Montreal, cada vez mais, continua sendo cidade para ver e rever. Meu interesse por ela só aumentou....e meu medo de sentir medo também. Encanta-me a beleza, a tranquilidade e a segurança que sinto no Canadá - um país que, se eu fosse jovem, escolheria para viver...entre outros. 


Voltarei ao Canadá...espero!


"Não quero a noite
senão quando a aurora
A fez em ouro e azul se diluir.
O que a minha alma ignora
É isso que quero possuir."

Fernando Pessoa



Ópera de Montreal

6 comentários:

  1. Tudo maravilhoso, muito bem detalhado, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Tudo maravilhoso, muito bem detalhado, parabéns

    ResponderExcluir
  3. Tudo maravilhoso, muito bem detalhado, parabéns

    ResponderExcluir
  4. Tudo maravilhoso, muito bem detalhado, parabéns

    ResponderExcluir
  5. Tudo maravilhoso, muito bem detalhado, parabéns

    ResponderExcluir
  6. Tudo maravilhoso, muito bem detalhado, parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.