quinta-feira, dezembro 12, 2019

Ouarzazate, Porta do Deserto ou Hollywood da África

Kasbah Ait - Ben - Haddou -  na rota que leva a Ouarzazate

Esta foi minha primeira visita a Ouarzazate, cuja traducão do nome é  cidade sem ruído!  Gostei dela. Muitíssimo.  Com uma localização privilegiada, já que está no ponto de encontro dos vales dos rios Draa, Dades e Souss e com distância rodoviária  de 200 km de Marraquexe, a cidade recebe  fluxo constante de turistas, que certamente se encantam com suas atrações e com sua arquitetura bastante uniforme em seus tons avermelhados. 


A caminho de Ouarzazate

Ouarzazate é acolhedora e agradável. Pode ser útil saber que é  sede de um aeroporto internacional. Se a viagem, no entanto,  for de carro, nada de euforia com somente 200 km de Marraquexe a Ouarzazate - o estimativa de tempo para fazer esse percurso é de 4 horas...nós, entretanto, percorremos essa distância em mais de 5 horas - e não foi por problemas não, mas pelas muitas atrações que se encontram ao longo da estrada.


Vale de Ounila

A estrada Marraquexe-Ouarzazate é espetacular. Inclui o Vale de Ounila, a rota dos 1000 Kasbás, a Cidade das Rosas, o Kasbá de Taourirt, o Kasbá Ait-Ben-Haddou - este último foi, em 1987, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO - a cidade de Teloeut,  o Vale do Drá e suas  tamareiras e a visão da Cordilheira do Atlas, com neve nas suas montanhas mais altas e um colorido encantador. 


Cidade das Rosas, onde até os táxis são...cor de rosa!

Para chegar a Ouarzazate - que está do outro lado das montanhas do Atlas - é preciso subir ao Col de Tichka, alcançando 2260 metros de altura, transitando por uma estrada de montanha que serpenteia e, por vezes, assusta. Fizemos muitas paradas pelo caminho  - uma delas foi na cooperativa de mulheres que trabalham com o fruto do arkan, de onde selas obtêm o óleo de arkan, tão valorizado na atualidade e tão usado no preparo de cremes e shampoos.


Cooperativa  - extração do óleo de Arkan

Com população  que ultrapassa 70 mil habitantes, Ouarzazate, capital administrativa da província homônima, tem , nos dois grandes estúdios existentes na cidade, o CLA Studios e o Atlas Studios, ambos localizados na estrada que segue para Marraquexe, e no Museu de Cinema valioso ponto de interesse para seus visitantes.


Pedro no Museu de Cinema

Aqui foram rodados, ainda que parcialmente, filmes como Gladiador,  A Múmia, A Última Tentação de Cristo, O homem que sabia demais. Dias de Glória e Lawrence da Arábia - 1960 em Ait-Ben-Haddou. Algumas séries também se valeram das instigantes paisagens para cenário de Prison Break, Vikings e Jogos de Trono.



                                                              Nas montanhas, as cabras!


Não tivemos tempo de percorrer todo museu de cinema. Em razão das muitas atrações da rota, chegamos tarde e preferimos fazer uma visita panorâmica à cidade, que, já no primeiro contato, agradou-nos muito. Cidade limpa, agradável, bem ordenada, com muita e variada produção de peças lindas de cerâmica e de tapetes com motivos geométricos. Impressiona o Kasba de Taourirt, onde vivia o paxá de Marraquexe - visita muito aconselhada.



                                                                 Museu de Cinema


Ficamos hospedados no Riad Dar Rita. Excelentes instalações, ambiente elegante e agradável, funcionários atentos e gentis,  deliciosos,  tanto o jantar quanto o desjejum. Pertence aos irmãos Rita e João Leitão, portugueses que sabem tudo sobre Marrocos. Com tranquilidade, recomendo-lhes: http://www.darrita.com/hotel-marrocos. No dia seguinte, depois de passearmos um pouco por Ouarzazate, seguimos por Skoura, Boulmane Dades, Gargantas de Todra,  Dunas de erg Chebbi  e chegamos ao acampamento do Saara, onde pernoitamos - esse pernoite será nosso próximo post.




                                                                  Kasbá de Taourirt


" Para ser grande, sé entero: nada
tuyo exageres o excluyas.
Sé todo en cada cosa. Pon cuanto eres
en lo mínimo que hagas.
Así en cada lago la luna toda
brilla, porque alta vive."

Fernando Pessoa

                                                                         Oásis          





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.