domingo, dezembro 22, 2019

Chefchaouen, a Cidade Azul de Marrocos.

Chaouen :  a Cidade Azul

O pouco que vou relatar de Chefchaouen - ou simplesmente Chauoen como a ela se referem os moradores locais - resulta obviamente do pouco que a vi. Famosa cidade turística pela sua vibe e apresentação, fundada nos finais do século XV por Muley Ben Rachid, Chauoen está  localizada a 610 metros de altitude, em meio a imponentes rochedos. Para chegar até ela, vindo de Fez,  percorre-se uma estrada que serpenteia em meio as montanhas.



Uma das primeiras vistas da cidade

Provavelmente a altitude referida, as curvas da estrada e um pouco de cansaço mesmo, já que eu estava viajando há 40 dias, juntaram-se para me deixar muito fragilizada. Sentia-me tonta, com dor de cabeça e sem energia para ver e fotografar a cidade. Eu tentava pressionar a mim mesma, dizendo  que  Chaouen era uma das duas cidades marroquinas que eu não conhecia - a outra era Ouarazazate. Era importante que eu a visse, mas, desta vez, não foi possível.



Proximidades do Hotel

Ao chegar na cidade, ainda  foi preciso vencer uma caminhada de, mais ou menos, meio quilômetro  para alcançar - enfim! - o Hotel onde tínhamos reserva. Foi somente o tempo de fazer check in, tomar um chá de menta, gentilmente oferecido na recepção, e  eu já estava dormindo. Isolda e Pedro saíram para jantar e passear pela cidade. Ao retornar, lembro vagamente de eles terem feito alguns comentários sobre o passeio, em especial sobre a  movimentada praça Uta-el-Hammam.  


....Cidade Azul!


Dormi tudo! Acordei pensando no café e imaginando a parte final da viagem - de Chaouen, passaríamos pelas famosas ruínas romanas próximas a Tetuan e a caminho de Tânger. Nosso destino final era o Porto, de onde partiríamos para Algeciras, atravessando o Estreito de Gibraltar. Eu já havia decidido conhecer bem Chefchaouen... mas em 2020, numa viagem com dois destino somente : Chaouen e Ceuta, está última um enclave espanhol em território marroquino.



Chá na recepção do Hotel

Após o  café da manhã no hotel, voltamos para a cênica e serpenteante estrada de montanha, fazendo stop para ver e fotografar as magníficas ruínas romanas de Tamuda, próximas a Tetuan, cidade que visitamos rapidamente e que tem um centro histórico  declarado Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, em 1997.


Predomínio do azul....


Ainda que eu não tenha visto a cidade, principalmente a Grande Mesquita - século XV -gostei de ter chegado até Chefchaouen e de ter avistado a cadeia montanhosa que acompanha o Mediterrâneo e se estende do Estreito de Gibraltar até a foz do Moulouya, na fronteira com a Argélia. Vistas estupendas. Tentarei voltar! In sha allah!


                                             Imponentes montanhas ao fundo



"Entre o sono e o sonho,
Entre mim e o que em mim
É o quem eu me suponho,
Corre um rio sem fim."

Fernando Pessoa


                                                             Céu azul....

Roupas Azuis


  • Táxi azul...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.