terça-feira, dezembro 10, 2019

Marraquexe : Pérola do Sul de Marrocos

Marraquexe - Palácio Baía

Como Meknes, Fez e Rabat, Marraquexe ( Marrakesh ) é uma das quatro cidades imperiais de Marrocos, sendo a segunda mais antiga delas. Fundada em 1062 pelos Almorávides, foi capital de Império Islâmico. Está situada na parte meridional do país, ao pé do Atlas, entre ele o Saara. Possui cerca de um milhão, quinhentos e cinquenta mil habitantes. Detém muitas inclusões como Patrimônio da Humanidade nas listas da UNESCO.


Marraquexe - deslumbrante decoração

É realmente uma grande metrópole bérbere, que conserva a estrutura medieval da época de sua fundação. Passear pela cidade já é uma de suas grandes atrações. Há , entretanto, visitas obrigatórias, como a Praça Djemaa el Fna, o coração da cidade; o magnífico palácio da  Baía; o Palácio  Dar Si Said, hoje Museu de Arte Marroquina; a Mesquita La Koutoubia; as Fontes do Mouazin e, ainda, jardins, mercados ( Souks), palácios e avenidas.


Mesquita La Koutoubia vista da Praça Jemaa El- Fna
D`jemma El Fnna, significa Praça dos Mortos. É  assim chamada porque nela, antigamente, eram executados os condenados à morte. Tornou-se um dos lugares mais festivos e movimentados da cidade, que consegue reunir tradição e modernidade - a parte antiga da cidade com a parte nova. No final da tarde, é ponto de encontro entre moradores, turistas e viajantes. É muito movimentada até a meia-noite. https://correndomundo.blogspot.com/2015/06/marrakech-tradicao-e-modernidade.html



Perto da Praça...


"Há um grande café e restaurante, onde se pode ficar de frente para a Praça D´Jemaa El Fnna e apreciar a diversidade de eventos que  diariamente são oferecidos. As pessoas, por exemplo, formam círculos ao redor de equilibristas e saltibancos, encantadores de serpentes, músicos, contadores de histórias, mágicos, e lutadores de box. Os vendedores de água são figuras tradicionais também. Todos eles mostram suas habilidades em troca de moedas que esperam receber após o espetáculo ou a fotografia em que apareceram " https://correndomundo.blogspot.com/2015/06/marrakech-tradicao-e-modernidade.html


Detalhe da Praça Jemaa El Fna

Perto da Praça Jemaa al Fna,  está o Palácio da Baía ( Bahia) , que se  localiza na parte antiga da cidade, no lado norte do Bairro Judeu ( mellah). Foi construído no final do século XIX em estilo árabe-andalusino. Seus  jardins são magníficos. Eles ocupam uma área de oito hectares , onde se podem ver, além da variedade de palmeiras, arbustos e flores, muitas árvores frutíferas.


Detalhe do teto do Palácio Bahia

O Palácio tem salas ricamente decoradas, tetos de impressionante beleza, todos de madeira pintada. Impressionante também a beleza e a riqueza dos azulejos marroquinos coloridos. Precisa-se, ao menos, da metade de um dia para ver esse Palácio - só para ver as portas que ele exibe, eu gostaria de disponibilizar três horas... Deixo-lhes uma pequena amostra!






                                                                  Portas do Palácio da Baía

Numa postagem que fiz em 2015, há um texto sobre Marraquexe bem mais completo do que este . Basta clicar no link a seguir para acessá-lo. https://correndomundo.blogspot.com/2015/06/marrakech-tradicao-e-modernidade.html  As novidades desta viagem a forma de locomoção, a autonomia na escolha das visitas, a noite no deserto, as cidades de Chefchauen e Ouarzazate e, ainda, passeio fantásticos, como, por exemplo,  ao Kasbah do Pacha Glaoui, ao Kasbah de Taourirt, ao Kasbah Ait-Ben-Haddou e às Gargantas de Todra.


Pausa para comprar creminhos de Arkan...

Pareceu-me bem acertada a decisão de voar até Marraquexe e, de lá, ir retornando de carro, com paragens diversas,  até o Porto de Tânger, de onde,  através do estreito de Gibraltar, alcançamos  a Espanha, chegando por Algeciras. É preciosa uma viagem a Marrocos - e bem mais econômica se considerarmos o custo das principais cidades europeias. Pedro, meu neto adolescente, considerou essa uma das viagens mais interessantes que fizemos. Concordo!


Mercado rural
Agradecendo ao meu amigo Cassiano Scherner, indico-lhes este vídeo sobre Marraquexe ( preferi adotar a escrita de Portugal): https://www.youtube.com/watch?v=B7nqEOgV77E



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.