terça-feira, abril 24, 2018

Leste Europeu e Balcãs - Locomoção : 1a. parte

Budapest

Partimos de Madrid, num voo low cost, e chegamos ao Aeroporto Internacional Ferenc Liszt, em Budapest.  Apesar da língua que, como disse Chico Buarque, do húngaro até o diabo tem medo, sinto-me em casa na Hungria. Há 24 anos, costumo vir a esse país. Hospedadas no Ibis Centro, caminhando muito, Isolda e eu, traçamos tanto Buda quanto Pest por três dias.


Budapest : Ponte das Correntes sobre o Danúbio


Já havíamos comprado online as passagens de ônibus para ir da capital da Hungria a Zagreb, capital da Croácia. Uma bem suportável viagem com cerca de 5 horas, incluindo  40 minutos na Polícia de Fronteiras. Devidamente identificadas e com passaportes carimbados, entramos na belíssima Croácia. Dias lindos. Passeios interessantes. Cenas não previstas, como uma imponente cerimônia fúnebre no Cemitério Mirogoj.



Cemitério de Zagreb - Croácia

Antes de continuar, uma clarificadora observação: eu estava usando uma pequena câmera Canon, comprada em Madrid. Por incompetência minha, não conseguira acertar a data - podem observar que, nas fotos, aparece o ano de 2016. Posteriormente, com a ajuda do funcionário de uma loja de fotografias, a data foi corrigida, e o comentário de que eram fotos antigas, deixou de existir...



Mercado Público: flores, frutas, verduras...e muito mais


Com Zagreb devimente percorrido, fomos de ônibus e voltamos de trem à encantadora Slovenia, num percurso, tanto de ida quando de volta,  com menos de 3 horas. A viagem de ônibus é cômoda, mas a de trem, mil vezes mais encantadora. Viaja-se encantada junto às margens de um rio de montanha, com águas verde-azuladas, que parecem estar continuamente emolduradas. Um exagero de beleza!



Da janela do trem, a deslumbrante visão do rio.


Voltando de Liubliana, fizemos um voo, pela Air Serbia. de Zagreb a Belgrado. Muitos passeios na capital da Sérvia, incluindo um dia inteiro na magnífica Cidadela de Kalemegdan. A cidade oferece variadas condições de transporte a partir dela, como trens para Moscou, Budapest, Bucarest, Zagreb, Viena e Sarajevo.



Igreja Ortodoxa Sérvia
                                                        

Da Sérvia, novamente em avião, seguimos para Bósnia Herzegovina, descendo no aeroporto de Sarajevo, a capital. Essa foi uma das cidades onde mais caminhamos - uns 8 km diários. Durante um dia inteiro, entretanto,  contratamos carro e motorista para visitar fantásticas cidades pequenas em parte do percurso de rio Neretva. 


Detalhe da magnífica Biblioteca Nacional de Sarajevo


Sarajevo atualmente é a capital da Bósnia Herzegovina. Mostar, para onde fomos na continuidade, foi capital de Herzegovina. Tanto Sarajevo quanto Mostar encantaram-me a ponto de eu pensar em retornar a elas por um mês. O transfer entre essas duas cidades foi feito de trem - viagem tranquila, num trem simples e lento.



Ponte Romana em Mostar


De Mostar a Dubrovnik - voltando, então, para Croácia - são 130 km. Estradas de montanha, bem estreitas, parecendo que se pode escorregar, a qualquer momento, num precipício. Contratamos carro com bom e experiente motorista. Cenário cinematográfico!



Dubrovnik


Com razão, Dubrovnik encanta. Já o havia visitado chegando por mar. Chegando pelas montanhas , encanta mais ainda. De Dubrovnik, entramos em Montenegro, visitando primeiro Budva, depois a estupenda Baía de Kotor, onde nos hospedamos num ótimo hotel , dentro da Cidadela. Para chegar a Kotor, usamos um transfer coletivo ( 12  turistas de várias nacionalidades). 



Cidadela de Kotor

Para ver bem Montenegro, optamos por vir até a capital - Podgorica - cidade antiga que foi de tal maneira destruída nas duas Grandes Guerras, que a reconstrução faz com que ela pareça uma cidade do início do século XX. 


Centrinho de Podgorica

Sairemos, daqui a duas horas,  para Pristina, Capital de Kosovo. Iremos de ônibus. Parece-me que trem só funciona nos meses de verão; avião, nem pensar. Este post terá continuidade, pois ainda iremos a Skopje, Capital da Macedônia, e daí entraremos para Grécia. Está sendo uma viagem tranquila e muito informativa.


Podgorica - Igreja de São Jorge


Um comentário:

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.