quinta-feira, abril 12, 2018

Belgrado: primeiras impressões


Belgrado, capital da Sérvia

De Zagreb para Belgrado, fiz um tranquilo vôo low Cost  de 55 minutos, pela Air Sérvia. Pagando cerca de 70 reais, um táxi trouxe Isolda e eu ao Savamala Bed &Breakfast que havíamos reservado através do booking.com . Escolha acertada. Um  B&B bem localizado, confortável, clean e com atendimento excelente.


Igreja Ortodoxa da Sérvia - idosa senhora rezando por longo tempo

A cidade correspondeu ao que dela eu esperava e que havia explicitado, antes de viajar, no post assim indicado : https://correndomundo.blogspot.rs/search/label/Servia. Cidade que cativa, fascina, emociona, notadamente quando se pensa que ela já passou  por mais de 100 guerras e foi destruída cerca de 40 vezes! 




Centro Histórico 


Como  chegamos  cedo, fizemos  nosso primeiro breakfast  no café e restaurante City Garden,  no Rajiceva Shopping Center  -  ambiente e atendimento fantásticos. Escolhi o Nacionalni dorucak -    cardápio nacional - 
que veio com a seguinte seleção de produtos: domaci hleb, cvarci, kajmak, ajvar, pecenica e kiseli krastavac-  desculpem os conhecedores dessa  língua porque meu teclado não acrescenta notações léxicas sobre consoantes.




Cardápio do breakfast



Ajvar é um molho feito com pimentão vermelho, tomate e chilli. Delicioso. Gostei  também do bacon que me pareceu desfiado e bem tostado.Penso que era o mesmo nosso torresmo quebrado, mas que não era moído. Observo, ao longo dos anos, que, ao contrário de nós, os europeus não abandonaram o  consumo de banha
de porco. Ao contrário, os produtos feitos com essa gordura são os mais valorizados.




" Torresmo"

Para encerrar o dia, uma  longa  caminhada  pelo  Centro  Histórico, chegando até a antiga    Cidadela de Kalemegdan, considerada a Joia da Cidade,  onde foram travadas mais de cem batalhas, e a Cidadela  foi destruída mais de 40 vezes. Nossa meta hoje, entretanto,  era  ver o encontro do rio Sava com o Danúbio- visão que valeu cada metro caminhado. Sérvia - e especialmente Belgrado -  serão temas de outros posts.




Rios Sava e Danúbio




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.