sábado, abril 07, 2018

Santiago de Compostela - Exposição de Camélias

Festa das Camélias em Santiago de Compostela

Após um vôo Madrid / Santiago de Compostela, em 55 minutos, cheguei sentindo-me sobrevivente de um low cost, que me parecia ter sido feito numa kombi voadora. Já no aeroporto de Santiago. senti que havia esquecido luvas e manta que cobrisse a cabeça. Frio do cão, com chuva e vento forte.


Camélias e trajes típicos da Galícia

No hotel Entrecercas - pequeno, simples e bem organizado, onde sempre me hospedo nessa cidade - esperava a notícia de que as procissões de Quinta-Feira Santa haviam sido suspensas em razão do mau tempo. Apostei nas de sexta: que também foram suspensas.



Ainda a Exposição Camélias e Trajes Típicos Galegos


No dia seguinte, diminuiu o frio e o vento - ou me acostumei a eles - e pude traçar Santiago de Compostela outra vez. Já havia estado aqui, o que pode ser constatado em uma postagem  do correndomundo,  mencionada inclusive  no Viagem na Viagem, tradicional blog de Ricardo Freire https://correndomundo.blogspot.hu/search/label/Santiago%20de%20Compostela 



Exposição


A novidade da vez foi uma  exposição de camélias e trajes típicos galegos: muito bonita e bem produzida , como se pode observar pelas fotos que selecionei para esta postagem. Na Galícia, são mais de 200 variedades dessa flor, hoje um forte atrativo turístico, apesar do pouco tempo de duração das  flores: pouco mais de uma semana, mas tempo suficiente para muitas festas.


Cores, tamanhos e formatos diversos.

As camélias estão por toda a cidade. Podem ser pequenas, em potes,ou como arbustos, ou como árvores de grande porte. Com a melhoria das condições climáticas, foi-me possível passear pelas praças do Obradoiro, da Fonseca, da Quintana e da Imaculada e admirar as camélias floridas e observar suas cores tão diversas. Há parques também em que são estupendas, como o  Parque de La Alameda e o Parque del San Domingos de Donaval.


Belíssimas!

São flores anda do frio - as primeiras a indicar mudança de estação. Em algumas ruas, são árvores antigas, onde se vê, ao lado delas, pequenas mudas que começam a ser preparadas para substituí-las. Atualmente as camélias, além do atrativo turístico, estão sendo usadas na preparação de diferentes cosméticos naturais, como sabonetes, cremes e shampoos. 



Cores e formatos diversos


Recomeçaram as chuvas...para bem aproveitar o tempo, embora frio e chuvoso, fiz um recorrido , com duração de 1 hora, num trenzinho turístico urbano, pelos muitos parques - grandes e bem cuidados - que constituem uma característica de Santiago de Compostela. Diverti-me com o nome das ruas e avenidas,escritos em espanhol...



                                                                      Exposição : Palácio Da Fonseca


As camélias me emocionaram quer pela beleza, quer pelas lembranças que me trouxeram,pois elas estavam entre as flores preferidas de minha mãe. Na Bela União , onde nasci e vivi parte da minha vida, ao reconstruir  casa, pomar e jardins, plantei camélias de cores diversas, para acompanharem uma camélia rosa-avermelhada que encontrei lá, no período em que voltei a viver no campo. 



Árvores nas ruas e avenidas de Santiago

"É preciso não saber o que são flores e pedras e rios
Para falar dos sentimentos deles.
Falar da alma das pedras, das flores e dos rios,
É falar de si próprio e dos seus falsos pensamentos.
Graças a Deus que as pedras são só pedras,
E que os rios não são senão rios,
E que as flores são apenas flores."

Fernando Pessoa








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.