quarta-feira, abril 04, 2018

Madrid : Domingo de Ramos

Paroquia Nossa Senhora do Carmo

País católico como é, a Semana Santa, é uma das festas mais tradicionais na Espanha. É intensamente celebrada, de diferentes formas,  em todas as regiões. As aulas ficam suspensas por oito dias - famílias viajam. Trens e hoteis ficam lotados. Em algumas cidades, onde acontecem famosas celebrações, é impossível conseguir hospedagem em até um mês antes.






Decidi passar o Domingo de Ramos em Madrid, dia 25 de março, começando por assistir à Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde, em todas as celebrações, era feita a bênção dos ramos. Ganhei, logo na entrada, um grande ramo ( quase uma touceira como se diz na minha região ) de alecrim e oliveira.



Porta da Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, uma das mais conhecidas e visitadas do Centro Histórico de Madrid - casco antiguo - está localizada perto da Porta do Sol, bem perto de El Corte Inglês. Foi construída sobre o que restou do antigo Convento das Carmelitas, fundado no ano de 1575. Durante as celebrações da Semana Santa, pode-se nela assistir a concertos e apresentações variadas, incluindo um certame de bandas de música.



                                                        Basílica Pontifícia de São Miguel

Há muitas tradições referentes ao Domingo de Ramos. Uma delas, é a de que cada pessoa - em especial as crianças - devem estrear algo novo na traje que usado para a missa, que pode ser uma roupa, um sapato, ou um acessório. Há um conhecido dito popular relacionado a esse costume, que diz:  " Nel Domingo de Ramos , el que no estrena no tiene manos."



Igreja de Santa Inês

Com o ânimo das caminhadas, peregrinações e procissões, usei o restante do Domingo de Ramos para visitar ou ver externamente  outras igrejas, entre elas , algumas pelas quais eu nunca me interessara. Assim, fui à Catedral das Forças Armadas da Espanha. Estava fechada, mas fiz  uma foto da frente dela.



Igreja Catedral das Forças Armadas da Espanha


Declarada como um dos monumentos que são bens de interesse cultural da Espanha, a Basílica Pontifícia de São Miguel - centro Opus Dei -  está localizada na rua de São Justo, junto ao Palácio Arcebiscopal de Madrid . Diz-se que  apresenta o melhor do barroco italiano do século XVIII.



Basílica de São Miguel, igreja da Opus Dei.

Para  completar o Domingo de Ramos e a longa caminhada, fui até a Catedral de la Almudena de Madrid, cuja fachada principal se encontra de frente ao Palácio Real. Foi construída entre 1879 e 1993, sendo a única catedral da cidade consagrada por um Papa : João Paulo II. Almudena tem sua cúpula com 72 metros de altura, um exterior neoclássico e um interior neogótico - o que pode ser explicado pelo longo tempo de sua construção.



Catedral de la Almudena de Madrid


Depois de um café para fortalecer o que sobrara de mim após essa longa caminhada, voltei para casa, pensando em acompanhar ao menos mais duas procissões - que são manifestações religiosas  muito interessantes.  Quinta - Feira Santa, irei para a Galícia, onde permanecerei por quatro dias. Ao retornar, continuarei visitando outras tantas - mas tantas mesmo -  igrejas espanholas. 




                                                       
Ainda estou em dúvida se serei capaz de usar algum adereço tradicional em ao menos uma festa na Semana Santa. Com ajuda de Isolda e de uma vendedora, muito disponível e com bom humor, experimentei esse modelito negro, com uma grande flor azul. Se não usá-lo, valeu fotos interessantes.




                      Doce e feliz Páscoa a vocês. Saúde e alegria.                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.