segunda-feira, julho 28, 2008

Ooty ( ou Udhagamandalam)






















Saí do Estado de Kerala e voltei ao de Tamil Nadu. Estou em Ooty, que tem o nome oficial de Udhagamandalam, no alto das Montanhas Azuis – chamadas Nila Giris ou Nilgiris. Faz frio e chove hoje aqui. Pela primeira vez, uso a jaqueta que trouxe porque pensava necessitar dela ao voltar para o Brasil – ainda comprei meias e um estranho pano de lã para cobrir a cabeça e enrolar o pescoço.























Não foi nada fácil chegar aqui : quase cinco horas de trem de Kochi a Coimbatore e outras quatro horas de carro de Coimbatore a Ooty – um táxi com ar condicionado e motorista experiente de viagem em montanha cobra 35 dólares para fazer esse percurso!Custa muito pouco contratar um carro com motorista na Índia.























Logo que se passa por Metupalayam, cidade que fica uns 20 km de Coimbatore, começa-se a subir montanhas. São 14 grampos que precisam ser vencidos. Grampos é o nome usado por semelhança das curvas da estrada com aqueles grampos que se usam – ou se usavam – nos cabelos. São curvas como um U quase fechado, claro que com muitas curvas mais suaves entre um grampo e outro. O percurso é indicado assim 1/14 ou 4/14 e por fim, 14/14 quando as curvas terminam. Essa informação pode ser também repassada nos endereços: posso dizer na 5/14 entrar à direita por exemplo!























Apesar de toda a deslumbrante beleza dos lugares, preciso escrever que eu vinha com um medo desgraçado? Em Ooty, encontram-se muitas casas de chocolate de boa qualidade. Comprei meio quilo de chocolate com figo ! Delícia. E custa menos de dez dólares o quilo. Também se produz e se vende aqui chás de boa qualidade.























Fiz algumas compras: um chalé belíssimo, uma raríssima e minúscula colherinha de prata que serve para limpar o ouvido, uma tornozeleira , um potinho de “vick vaporub” , uma latinha de talco de rosas, um pente fino, daqueles de retirar piolho, todo colorido e enfeitado – e outras coisinhas mais “normais”. Foi muito divertido fazer essas compras.






















Amanhã, também de táxi, devo descer as Montanhas Azuis ( na descida são 18 grampos!) e chegar a Mysore, a cidade dos palácios.


Já em Mysore...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.