sexta-feira, julho 25, 2008

Varkala - Joia de Kerala









































Eu escutei muitas histórias de Varkala antes de conhecer essa pequena cidade de praia. Gugu e , principalmente, Fabrício e Krithika a conhecem bem. É um encanto mesmo, com seus coqueiros imensos e mar com ondas fortes. É bem conhecida como cidade religiosa, onde muitas pessoas vão às suas praias , de manhã cedo, fazer oferendas. Muitos hindus mergulham as cinzas de seus antepassados nessa parte do mar e levam recipientes daí recipientes com água, que usam, misturada com outra água, em solenidades e dias especiais.























Varkala - e de resto todo o Estado de Kerala - é conhecida também como centro de Medicina Ayurvédica e centro de Yoga. Muitos estrangeiros buscam a cura de doenças aqui. As massagens, com óleos aquecidos e perfumados, são fantásticas. Depois de ter feito uma, dormi durante 12 horas. Almocei na casa de Kumari, uma senhora indiana, amiga de meus filhos. Ela serve as refeições na sua própria casa, sob folha de bananeira, com os vegetais que produz ali. Simplesmente, saudável e deliciosa a comida. Kumari estava toda feliz e emocionada de me conhecer. Um encanto de pessoa.

Na saída do Hotel – Éden Garden - um empregado carregou minha mala e minha mochila. Fiquei tão feliz, que fiz uma foto dele.
























De Varkala para Kochin, são cinco horas de trem. Na primeira classe, tem ar condicionado e número de passageiros compatível com o número de lugares. Uma viagem muito boa, com paisagens estupendas :os remansos de Kerala. Esses remansos, labirintos de água em meio a coqueirais e verdes plantações de arroz, estendem-se por muitos quilômetros - e a gente não se cansa de olhar tal a beleza do que se vê. Segundo a lenda, Parasurama, encarnação de Vishnu, criou Kerala ao jogar seu machado de batalha no mar e com ele abrir muitos sulcos na terra. É uma região abençoada pelo verde, pela água e pela paz que inspira. Linda mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.