sábado, julho 05, 2008

Chandigarh - a "Cidade da Paz"



É preciso conhecer Chandigarh, cidade com 750 000 habitantes, capital de dois Estados, Haryana e Punjab e onde se concentram os seguidores da religião Sikh.

Não se encontra aqui aquela “ exaltação aos sentidos “ que se encontra nas cidades indianas antigas, mas é bonita, limpa , organizada. A mim , ela lembrou muito Brasília.

Em 1950, Le Corbusier recebeu a incumbência de criar uma nova capital para o Punjab, porque a capital antiga passara a fazer parte do Paquistão. Criou, então, a bela Chandigard, que é a primeira cidade moderna da Índia após a Independência.

Le Corbusier a projetou como o desenho de um homem modular. Os prédios públicos constituem a cabeça; uma praça central, onde se localizam os restaurantes e as compras em geral, constitui o coração; jardins imensos constituem os pulmões.
A cidade é dividida por setores – os setores residenciais formam o corpo. As ruas são todas arborizadas, cada uma com espécies diferentes.
Quatro lugares me encantaram realmente: Rose Garden, um grande e belíssimo jardim, com 594 variedades de rosas, em 47 000 plantas, nos 42 hectares do jardim; Rock Garden, com um parque que lembra um pouco Gaudí e que foi criado na década de 70 por um ex-inspetor de estradas, usando muitas sucatas, como pratos quebrados, lâmpadas de néon, cacos de vidro e pedaços de cerâmica; Museu e Galeria de Arte de Chandigarh, onde reencontrei Nicholas Roerich, pintor russo de que tanto gosto, e onde conheci S.G.Thakar Singh, pintor sikh, nascido perto de Amritsia, que é realmente fantástico; Lago Sukhna, artificial, imenso, com jardins lindos, e de onde se pode ver, ao longe, a cidade de Shimla .
Muitas lojas conhecidas e joalherias evidenciam o poder aquisitivo dos moradores. Punjab é um dos Estados mais ricos da Índia.
O emblema de Chandigarh é uma mão aberta, e os pricípios defendidos eu os fotografei para postar aqui.

Realmente, é uma bela cidade. No Orkut, pretendo postar mais fotos, pois tenho muita dificuldade de fazer seleção. Os cenários são belíssimos.
Amanhã, devo sair cedo, de carro, de Chandigarh para Dharmsala. A previsão é de oito horas de viagem. As viagens de carro são muito divertidas pelo caos
do trânsito e acredito que não são perigosas , já que se faz uma média de 30km/h.

3 comentários:

  1. Anônimo9:45 AM

    belíssima!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aldema. Adorei receber notícias suas através do e-mail de Guiga. Seguindo suas indicações de que viajar faz bem para alma, cá estamos em Santiago do Chile, para passarmos 8 dias de férias e lua-de-mel (comemorando 25 anos de casados).
    Sempre lembro de você, de sua competência, das palavras sábias, humoradas e outras incentivadoras. tenho saudades. Beberei uma taça de vinho nacional por vc. beijos com saudades,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Querida, saudades. Um beijo grande. Uma ótima viagem. Aproveite.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.