quarta-feira, julho 23, 2008

Varkala, 24 de julho...meu aniversario!























Desde ontem , rememoro meus aniversários anteriores. Sinto saudades - “alegria de ter tido, tristeza de não mais ter” - de muitas pessoas e , ao mesmo tempo, agradeço pelos momentos que já vivi e pelos momentos que vivo, neste 24 de julho de 2008. Estou hoje em Varkala, um lugar belíssimo , no Estado de Kerala, no Sul da Índia, num hotel " de cinema " - gracas a Krithika e ao Fabricio. Um aniversário bonito e tranqüilo. Conforme a tradição local, distribuí doces com as pessoas que encontrei – o aniversariante deve sempre fazer isso. Já passei muitos aniversários viajando. No ano passado, jantei com Lídia e Gugu, à beira do lago, em Braciano. Uma vez , eu estava em Paris, com Afrânio e ganhei dele um presente que carrego comigo até hoje. Algumas vezes, eu estava na Amazônia – lembro especialmente de um aniversario em que a festa foi feita por quatro etnias diferentes, cada uma fazendo o discurso na sua língua e todos nós aplaudindo sem entender bem o que estava sendo dito. Outra vez, uma festa , em Roraima, na casa de Bira e Kátia, quando as “crianças” deles fizeram um bolo para mim. Lembro de uma festa linda em Rondônia, com os 
alunos de um curso de pós – graduação, com muitas flores, festas e presentes.





















Meus aniversários na Bahia eram comemorados na reunião geral dos professores, pois era início do segundo semestre - Maria Alice mandava sempre fazer um bolo.Tenho fotos de um aniversário comemorado junto com Sebastião e Suely – saudades deles! Saudades também de Lucia, Guiga, Rosane, Paulo, Barreto, Giorgio, Nainha, Raimundo, George, Myriam, Perpetua, Vera Rocha, Duda...
Meus aniversários em Alegrete me recordam tambem muitas pessoas, como Deborah, João e Ilka, Domingos e Iolanda, Airton e Vera, Pithan e Ana, Lilá,Neneca e Antonio Angelo, José Romeu e Sandra. Recordo ainda Isoldinha, Jorge Alberto, Rudi Van Helden, Nelci Pedroso, Arnaldo Paz e Armando Freitas – amigos que são presença na minha memória e saudade.






















Recordar meus aniversários em Santa Maria é recordar Benetti – este é o meu primeiro aniversário sem este amigo-irmão , nos últimos vinte aniversários da minha vida. Mesmo longe, nestes últimos anos, ele sempre se fazia presente em mensagens ou telefonemas. Difícil aceitar. Quando acordei hoje, lembrei-me de uma “festa surpresa”, num ano difícil da minha vida. Foi na casa do Ronaldo e da Nica. Muitos amigos queridos estavam lá. Lembrei-me muito do Rolandinho, meu irmão, presença constante no meu aniversário e na minha vida. Num aniversário, ganhei dele um anel – quando dei todas as minhas jóias, essa foi a única que conservei comigo. Lembrei-me de uma torta que Amelia fez para mim : deliciosa!























Ontem chegou uma mensagem dos Daudt’s, que são também parte de meus aniversários e de minha vida, um exemplo de fraternal solidariedade e agradável convívio.
Comove-me a lembrança de meus ex-alunos, meus ex-colegas e meus grandes amigos de tantos e tão diferentes lugares, como: Luis Behares, Raquel, Alex, Gisela, Ramon, Alfredo, Aline, Franco e Giancarlo






















Pronto! comecei a chorar! Pura saudade: de meus filhos, meus irmãos, meus sobrinhos, Cibele, Pedro, Ary, Rosana, Edmea, Maria Alzira, Kika, Odilon , Suzana, Giancarlo, Adalberto, Vera, Odete, Claudios ( Zoppi e Lovato),Gilca, Toinho, Téssia, Brenner, Jaquie, Getúlia, Magda, Antonieta, Ramón, Jornandes, Cleuza, Antoninho, Sônia, Dalton, Aninha, Clóvis, Ronai, Marta, Salvador, Marietinha, Walter, Soraia, Tonico, Nelson , Laura, Carmen , Hugo, Lilica, Edmara, Miriane, Richard, Áurea, Jair ... e tantas outras pessoas que, como um filme, me fazem ver diferentes fases da minha vida. Fabrício está comigo. Ele representa a família neste dia, já que é um filho por escolha.Ainda bem que meu chorar é motivado por lembranças bonitas.




















Com a diferença de 9 horas da Índia para o Brasil, faltam chegar muitas mensagens: mas outras tantas já chegaram. Sempre “controlo “ quem me mandou mensagem de aniversário. E cobro dos que esqueceram esta data tão importante ( para mim naturalmente!) . Talvez não consiga agradecer a cada um que me escreveu ou pensou em mim neste dia. Para todos, entretanto, mando as imagens de flores de lótus que acabei de fazer.

2 comentários:

  1. Oi !!!!
    Embora atrasadinho, parabéns pelo aniverário. Segundo eu penso, para mim, o dia mais importante da minha vida é o do meu aniversário...pois quase todos os meus amigos já morreram...e eu sinto uma espécie de gratidão para com Deus pela generosidade de ainda me manter vivo.Sinto uma certa onipotência (no bom sentido).
    Por isso entendi bem o que escreveste...rsssss
    Bj

    Pizarro

    ***Não sei que fim levou a outra postagem que fiz no dia que recebi teu email. E adicionei teu blog entre os meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Eu também me sinto uma "sobrevivente".Antes , morriam os avós dos meus amigos; depois, seus pais;agora, os próprios! Minha esperança está na frase de Felipe Simon, um senhor do Alegrete: "Mulher é um bicho muito doentio...porém pouco morredor".
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.