terça-feira, fevereiro 04, 2020

Sinaia: Estação Turística de Valaquia/Romênia

Sinaia: acesso aos montes


Esta é uma região que merece ser visitada no outono, quando a sobreposição de cores encanta os viajantes. Inesquecíveis paisagens  que podem ser vistas desde a janela do trem - melhor meio de chegar a Sinaia, seja Brasov ou Bucareste o ponto de partida. É uma das mais frequentadas zonas turísticas do país, e lugar onde muitos moradores da capital passam seus finais de semana.



Paisagem vista do trem


Sinaia ( 120 km de Bucareste )  é uma cidade, com 10 mil habitantes, e um centro turístico de montanha.  Faz parte de um grupo de cinco estações alpinas - Sinaia, Tapului, Busteni, Azuga e Predeal. De todas elas partem itinerários até cabanas de montanha. Essas estações passaram a desenvolver-se depois que o rei Carlos I fez sua residência de verão em Sinaia e depois da construção de uma linha férrea internacional na região.



Em Sinaia


Tem esse  nome  em razão do Monastério de Sinaia, ao redor do qual ela foi construída. O nome do Monastério provém do nome bíblico Sinai. Tornou-se excelente lugar para um bate-e-volta, partindo tanto de Bucareste quanto de Brasov, já que Sinaia está quase no meio do caminho entre as duas cidades.




Detalhe do Castelo de Peles


Dois Castelos famosos, integrantes de um conjunto monumental e de um complexo turístico-cultural,  estão em Sinaia. Refiro-me ao Castelo de Peles e ao  Castelo Pelisor - ambos figuram nas listas de castelos mais bonitos do mundo. Foram contruídos quase concomitantemente. Estão localizados nas montanhas dos Cárpatos, pertinho de Sinaia.




Castelos luxuosos interna e externamente

"... A construção do castelo envolveu entre 300 e 400 operários. Durante as obras, a rainha Isabel escreveu no seu diário :
Os italianos eram pedreiros, os romenos construíam terraços, os ciganos eram coolies. Os albaneses e gregos, trabalhavam em pedra, os alemães e húngaros eram carpinteiros. Os turcos coziam tijolo. Os engenheiros eram polacos e os escultores de pedra eram checos. Os franceses desenhavam, os ingleses mediam e por isso podiam ver-se centenas de trajes nacionais e catorze línguas nas quais falavam, cantavam, praguejavam e discutiam em todos os dialetos e tons, uma alegre mistura de homens, cavalos, carroças e búfalos domésticos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Pele%C8%99



Magníficos detalhes



O Castelo de Pelisor  foi construído  entre 1899 e 1902, próximo ao Castelo de Peles,  com 99 aposentos, para ser residência do casal real Fernando e Maria. Tem belas torres inspiradas nas igrejas de Bucovina, região famosa por suas construções religiosas, pintadas externa  e internamente, em especial com cenas bíblicas.





Castelos :  cenários apropriados para fotos de casamento



Como era sábado quando visitamos a cidade e os castelos, estavam ali, nos monumentos históricos, muitos jovens casais para fazerem suas fotos de casamento. Para vencer a distância  em  lugares bastante íngremes, as noivas usavam tênis - seria impossível chegar lá usando sapatos de salto alto. A noiva ( foto acima )  contou com a ajuda do companheiro para realizar essa tarefa - momento ternura da foto seguinte!




Ajuda mútua.

Na continuidade, escreverei sobre Bran - o famoso castelo do Drácula - e sobre Snagov, outro lugar onde nos contam muitas lendas de Vlad Tepes, o sádico conde Drácula. Serão minhas duas últimas sugestões de passeios pela Romênia, país encantador, e, por enquanto, um dos mais econômico Europa. 



Castelo do Drácula - Bran

"Eu amo tudo o que foi, 
Tudo o que já não é,
A dor que já me não dói,
A antiga e errônea fé, 
O ontem que dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje bé já outro dia."

Fernando Pessoa


Sinaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.