domingo, fevereiro 16, 2020

Passeios perto de Torres/RS

Balneário Gaivota


Continuo pensando que gostar de viajar  é mais  movimentar-se do que vencer distância. É mais simplicidade do que sofisticação.  É mais surpreender-se do que extasiar-se. É olho limpo para fazer descobertas e ver detalhes. É  transformar passeios rápidos em alegres viagens, mesmo que seja ao redor de onde se vive - ir de Alegrete a Rivera;  de Santa Maria a Vale Vêneto; de Salvador a Itaparica; de Torres a Sombrio...



Balneário Gaivota


Com minha maravilhosa e grande amiga Adriana Wagner,  fiz ontem a concretização do que referi acima. Passando pela ponte que conecta Torres (RS) a Passo de Torres (SC) , cerca de 500 metros da minha casa, fomos ao Balneário Gaivota, pequeno, limpo, arrumadinho, com amplitude de areia e mar e restrito número de pessoas -  belo panorama com tudo que a paz deseja. 



Ainda a paz de Gaivota...


Conhecido por suas praias e lagoas, Balneário Gaivota,  com  aproximadamente 12 mil habitantes, é município limítrofe com Sombrio, para onde fomos na continuidade desse passeio. A primeira curiosidade que desperta Sombrio, está relacionada com sua denominação, ainda mais porque se faz logo a referência a dois outros municípios da região : Ermo e Turvo..



Igreja Matriz de Sombrio


Parece mesmo que a denominação de Sombrio vem de quando havia  ali, onde hoje é a cidade, apenas um lugar  de passagem, com muitas figueiras gigantes que projetam densas sombras e, por isso, bastante úteis para fuga do calor e descanso dos tropeiros que traziam gado de Laguna para Viamão - antigamente, como se diz, na minha região, referindo a tempo passado.



Centro de Sombrio


Sombrio está no extremo Sul de Santa Catarina, distante 7 km do mar e 24 km de Araranguá, a maior cidade dessa região. Tem cerca de 27 mil habitantes - basicamente açorianos, italianos e alemães. Conhecido por sua natureza exuberante e por ser lugar de turismo de compras, Sombrio recebe, em especial,  lojistas e atacadistas principalmente do Rio Grande do Sul. 



Rio Araranguá chegando ao Oceano


Após um café e algumas comprinhas - atração local em Sombrio -  novamente pela BR 101, seguimos em direção a Araranguá para ver Morro dos Conventos, bela praia e espaço de saudade na minha vida, especialmente da saudade da infância de minhas crianças. Já escrevi. no Correndomundo, sobre o Morro dos Conventos. Podem ver esse relato em https://correndomundo.blogspot.com/search/label/Morro%20dos%20Conventos





                                                                                      Adri, no Morro do Farol



Retornamos, à noite, para Torres. Diversidade observada. Bonitos lugares visitados.  Intermináveis conversas - dessas que só se têm com amigas e amigos verdadeiros.  Reminiscências de vida, explicitação de projetos, memórias de viagens, preocupações, planos e sonhos. Comidinhas, cafés, comprinhas, fotos. Um bate-e-volta perfeito. 




                                                         Morro dos Conventos


"Cada coisa a seu tempo tem seu tempo.
Não florescem no Inverno os arvoredos,
Nem pela Primavera
Têm branco frio os campos."

Fernando Pessoa


                                                                                Morro dos Conventos

3 comentários:

  1. Beijos gratos"pelos bonitos lugares visitados. Intermináveis conversas - dessas que só se têm" com pessoas como tu. Obrigada sempre, amo você!

    ResponderExcluir
  2. Não estou recebendo os comentários feitos no Correndomundo,
    Aldema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, consegui "consertar"a parte dos comentários no Correndomundo. Perdi muitos! Obrigada.Bjs

      Excluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.