segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Ciudad Real, Castilla - La Mancha

Catedral de Santa Maria Do Prado


Ao chegar a Ciudad Real, penso em um querido amigo - Pe. Ramón Casales Serrano - com quem tive o privilégio e a alegria de trabalhar, durante quatro anos, em importante projeto diocesano, na cidade de Senhor do Bonfim, no Sertão da Bahia. Ramón é oriundo desta região. Por conhecê-lo bem, penso que seus conterrâneos devem admirar muito seu trabalho e sua integridade. 



Exposição de Sebastião Salgado em Ciudad Real


Ainda pensando no meu querido amigo-irmão Ramón, encontro, no centro da cidade, vários paineis que anunciam a Exposição De Fotografias de outra passoa a quem admiro muito e que, como brasileira, tenho por ele muito orgulho : Sebastião Salgado, o mais famoso fotógrafo brasileiro. Já visitei exposições dele certamente em mais de dez países. Uma alegria ver e rever seu trabalho. Comecei muito bem o passeio por Ciudad Real.



Construções  no Centro Histórico


Ciudad Real é  um município e uma cidade da Espanha, capital da província do mesmo nome, pertencente à comunidade autônoma de Castilla -  La Mancha. A Província tem ao redor de 500 mil habitantes, repartidos entre 102 municípios - Ciudad Real, o município, tem 75 mil habitantes. Almagro, de que falamos no post anterior, é parte desta província. Toledo, Guadalajara, Cuenca e Albacete fazem parte também desta comunidade.



Admiráveis construções


A cidade conta com imponentes construções, destacando-se três igrejas góticas, incluindo a Catedral. No auge de seu crescimento, Ciudad Real contava com magníficas muralhas, com 130 torres e 7 portas de acesso. Na atualidade, há uma única porta, a Porta de Toledo ( 1328 ) , inspirada na arquitetura muçulmana.


Curioso prédio da Prefeitura (1976 )

Distante 160 km de Madrid  e  254 km de Sevilla, Ciudad Real é muito agradável, fotogênica e informativa, com valiosas  referências a Cervantes e à sua novela D. Quixote. Passou por um período difícil, mas retomou seu progresso com a construção da ferrovia. Hoje é uma das cidades mais verdes da Espanha com parques e jardins que fazem o deleite dos visitantes e da população local.



Vista parcial da Praça Maior  ( Plaza Mayor _

" A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."


Miguel de Cervantes, em Dom Quixote.


Homenagem da Cidade a Dom Alfonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.