domingo, fevereiro 09, 2020

Bran e o Castelo de Drácula




Castelo de Bran I


Como já escrevi, é impossível visitar a Romênia e sair conhecendo pouco sobre Drácula, o onipresente Vlad Tepes. Fizemos um bate-e-volta a Bran, a mais turística e popular aldeia desta zona de singular beleza, onde está localizado o Castelo Bran, construído num penhasco de 60 metros, em 1212, e conhecido como o Castelo de Drácula.



Castelo de Bran II


Encantar-se com o bate-e-volta a Bran, começa antes mesmo de vislumbrar  esse pitoresco e bonito povoado. O encantamento começa no percurso desde que se parte de Brasov. São as estradas, os vales e as colinas com construções históricas, os pastores com rebanhos, a vegetação, as casinhas e os jardins.




Fortaleza de Rasnov


No trajeto Brasov / Bran, avista-se a fortaleza de Rasnov, situada no alto de uma colina, a 17 km  de  Brasov. Impressionante construção feita inicialmente pelos cavaleiros teutônicos. No pátio dessa fortaleza, há um poço, cavado  na pedra,  com 150 metros de profundidade. Conta a lenda que esse poço foi feito por prisioneiros turcos a quem foi prometida liberdade em troca dessa construção. No mesmo trajeto, podem ser avistadas históricas construções, como igrejas dos séculos XIII e do século XV. Percurso sem monotonia!



A caminho de Bran


Bran é a mais turística e popular aldeia da zona. Conhecida como uma antiga localidade pastoril,  está localizada no distrito de Brasov, na histórica Transilvânia. Fundada no século XII, tem atualmente  uma população ao redor de seis mil habitantes.  Orgulho da região, esse povoado romeno figura na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. 



A caminho de Bran...


Mesmo com toda a paz e a beleza de uma zona de pastoreio, a maior atração de Bran continua sendo o Castelo, conhecido como o Castelo de Drácula. Foi construído em  1212 como fortaleza militar - já foi também posto de coleta de impostos e casa de reis e rainhas, no presente, é um museu. Em seus quatro andares, encontram-se   57 cômodos, muitos deles com acesso ao público para visitação.




Vista desde o Parque do Castelo de Bran 


O museu que o Castelo alberga hoje,  exibe peças de arte e mobiliário, colecionados pela rainha Maria, uma das herdeiras da família real, que recebeu o castelo, em 1920, do Conselho Urbano de Brasov, em agradecimento à sua atuação em favor da união na zona. Maria determinou reformas no  castelo medieval de modo a suavizar a parte interna do prédio, incluindo nela elementos da arquitetura rústica da transilvânia.



Pedro no Parque do Castelo


A posse desse Castelo já foi objeto de muitas demandas e  ocupações. Atualmente está de volta aos herdeiros da família real romena. A presença de muitos visitantes que fazem filas para visitá-lo  - mais de 700 mil por ano -  mostram como esse marco histórico da Romênia é admirado.




Parque,  junto ao Castelo,  interessante para passeios com crianças.


Drácula, o famoso vampiro dos filmes de terror,  foi inspirado no Conde Vlad Tepes, cujo nome original - de família -  era Vlad Dracul ( daí Dracula ). Ele teria vivido  na Romênia, durante o século XV, e  alcançado a fama pela sua crueldade. Vlad, o empalador ( = a Peles em romeno),  tornou-se conhecido através do livro de  Bram Stoker. O texto que, a seguir, indico, detalha a vida de Vlad, ajudando-nos  a estalecer limites entre lendas e realidade. Está na Revista Superinteressante e pode ser acessada  em https://super.abril.com.br/historia/a-verdadeira-historia-do-verdadeiro-dracula/




Leitura que abre portas ao entendimento das lendas...


Concluo aqui as postagens sobre a Romênia, país que me impressionou pela História, pela Cultura e  pela Arte, incluindo lendas e  mitos. A ele penso voltar ainda neste ano, para visitar em Bucovina, especialmente a cidade de Suceava. Depois da Romênia, planejo visitar a República da Moldavia e a Ucrânia. Em breve, publicarei meu roteiro completo para a temporada 2020/1o. semestre.



Bran



"Os deuses são felizes,
Vivem a vida calma das raízes.
Seus desejos o Fado não oprime,
Ou, oprimindo, redime
Com a vida imortal.
Não há
Sombras ou outros que os contriste.
E, além disso, não existem..."

Fernando Pessoa


                                                        Bran

PS. "O homem planeja, e Deus ri." Meu projeto de viagem estava pronto, passagens compradas e hoteis reservados. Eu só não contava com a pandemia. Anseio por 2021 e a condição de mover-me; dependo, entretanto, da vacina....e da ausência de surpresas !





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.