sábado, fevereiro 22, 2020

Almagro - com destaque ao Corral de Comédias

Museu Nacional do Teatro


A história de Almagro está solidamente vinculada à história do teatro na cidade,  como pode ser observado pelo Corral das Comédias - o único do século XVII que se conserva íntegro - pelo Museu Nacional do Teatro - o único de seu  gênero na Espanha - e pelo Festival Internacional de Teatro Clássico , que é realizado a cada ano, no verão.



O Museu  e o Teatro


Em 1972, a cidade foi declarada conjunto histórico-artístico por seu importante e muito bem conservado patrimônio. Com população de aproximadamente de nove mil habitantes, integra hoje a Rede das Aldeias mais bonitas da Espanha. Conta atualmente com 10 espaços teatrais e mais de 40 companhias teatrais.




Teatro e sede do Festival 

Almagro está localizado na Província de Ciudad Real del Campo de Calatrava, na Comunidade Autônoma de Castilla - La Mancha. Sua origem vem do século XII quando o Rei Alfonso VIII concedeu terrenos à Orgem de Calatrava em agradecimento pela ajuda na reconquista de Cuenca e de outras cidades castelhanas.




A cidade está na rota de Dom Quixote 

Diz-se, portanto, que foi a Ordem de Calatrava que pôs Almagro no mapa, quando seus professores, no século XIII, elegeram - na  como  lugar de residência e centro de operações. Por alguns séculos, a cidade foi protegida por muralhas, que foram derrubadas em 1886. Antes, em 1755, sofrera as consequências do Terremoto de Lisboa, com muitos de seus edifícios históricos sendo afetados.



Ruazinhas de Almagro


Almagro tem um Centro Histórico bonito e agradável de percorrer. Sua Praça Mayor, com planta retangular bem estruturada,  é uma das mais bonitas da região. São bem bonitos também os palácios, conventos e igrejas, que completam seu Patrimônio Monumental. Destaque, na culinária, para os deliciosos queijos de leite de ovelha, tradição reconhecida na localidade manchega.





Tradicional queijo da localidade

Se levantarem cedinho, podem ver, num mesmo dia, a interessante cidade de Almagro e a também interessante e bonita Ciudad Real, tomando, na Estação de Atocha, um dos diversos trens que passam pelas duas localidades. É um bate-e-volta que eu aconselharia sem medo de errar.



Centro de Almagro


"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

Fernando Pessoa


Almagro - Igreja de Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.