sábado, janeiro 04, 2020

Síntese do Roteiro: Romênia/2019/2

Detalhe do Parlamento da Romênia


De Madrid, voamos diretamente para Bucareste, onde ficamos hospedados no Hotel Ibis Bucareste Gare Nord . Ao chegar, já encontramos, no mesmo hotel, os meus queridos amigos. Alex e Gisela Arintzis, que haviam chegado de Kavala, norte da Grécia, viajando de carro, durante 9 horas. Permaneceram durante cinco dias conosco, na capital da Romênia. Passeamos e pusemos os assuntos em dia. Amigo é tesouro mesmo!



Gisela, Alex e eu

De Bucareste, em trem, viajamos - Isolda, Pedro e eu - para Brasov, a mais turística das cidades romenas. O  medieval Centro Histórico, com sua arquitetura marcada por elementos góticos, renascentistas e barrocos, está repleto de  turistas de diferentes regiões do mundo. Segundo estatísticas, Brasov atrai anualmente mais visitantes que qualquer outra região do País. Estivemos durante quatro  dias nessa encantadora cidade.



Brasov

Novamente de trem, viajamos de Brasov para Sibiu, cidade cujo centro histórico combina elementos arquitetônicos diversos,  tornando-os um conjunto unitário com simplicidade e elegância. Está situada às margens do rio Sibin. Tem uma praça muito bonita, que é ponto de referência na cidade. Realmente a Transilvânia tem muito o que mostrar aos visitantes.



Sibiu

De Sibiu a Sighisoara - uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa. Fundada por colonos saxões,  em 1191, está localizada na histórica Transilvânia, região muito especial da Romênia por suas características étnicas e culturais. Desde 1999, Sighisoara -  apelidada de Nuremberg Transilvana - está incluída na relação da UNESCO como Patrimônio Mundial. Realmente admirável!




Sighisoara - Catedral Ortodoxa


Impossível visitar a Romênia e sair conhecendo pouco sobre Drácula, o onipresente Vlad Tepes. Fizemos um bate-e-volta a Bran, a mais turística e popular aldeia desta zona de singular beleza, onde está localizado o Castelo Bran, construído num penhasco de 60 metros, em 1212,  e conhecido como o Castelo de Drácula.



Bran - parcial do Castelo



Estava no meu projeto mostrar o Mar Negro a Pedro, meu neto. Para tanto incluí, em nosso roteiro,   Dobrogea, região situada  entre o Danúbio e o Mar Negro, no sudeste da Romênia. De Sighisoara, retornamos a Bucareste e de Bucareste  viajamos, novamente de trem, para Constanta - assim chamada em homenagem ao imperador Constantino. 


Mar Negro


Constanta,  coração da Dobrogea,  tem o mais importante porto do Mar Negro.  A cidade tem uma praça central que leva o nome de Ovídio, poeta latino  que contam ter vivido nessas terras os  últimos anos de sua vida. Há outras cidades na costa do Mar Negro, como Mamaia, Costinesti, Mangalia, Vênus e Júpiter -  no verão, todas repletas de turistas em busca de mar, sol e areia. 




Constanta  - riqueza  histórica e arquitetônica


Na Valaquia, numa das zonas turísticas mais frequentadas, está o Vale de Prahova, entre os montes Bucegi e Baiului - onde eu fiz as melhores fotos de árvores com as cores outonais. Numa distância de 25 km - percorridos de olhos escancarados pela beleza e pela admiração - alinham-se cinco estações turísticas, sendo a primeira delas a belíssima Sinaia, que terá postagem minuciosa e específica, no Correndomundo.



Sinaia , a belíssima estação turística  distante 120 km de Bucareste.


O Lago Snagov  está localizado a 35 km de Bucareste.  Ao seu redor, um bosque de 1470 hectares reúne árvores grandiosas. Lugar favorito para aqueles que curtem pesca e/ou esportes náuticos. Em uma ilha, ao norte do lago, está a igreja de  um ex-monastério, construído no século XIV. Circula a lenda de que o corpo de Vlad Tepes teria sido enterrado, secretamente, no monastério ou na igreja. Escura e sombria, essa igreja mostra pinturas, no mínimo, intrigantes.



Igreja do  ex- Mosteiro de Snagov

Com uma superfície de 66 hectares, a uma distância de 15 Km de Bucareste, o Lago de Mogosoaia abriga magnífica construção, que entrelaça elementos arquitetônicos bizantinos, otomanos e renascentistas italianos. É o Palácio de Mogosaia, atualmente transformado em Centro Cultural Palatele Brâncovenesti, com salas de exposições permanentes e de exposições temporárias. São magníficos também os jardins do Palácio, com grandes castanheiros e imensos canteiros floridos.



Palácio de Mogosoaia

Depois de cinco dias em Bucareste, com passeios pela cidade e pelos arredores,  voltamos para Madrid, cantarolando, como sempre,  Gracias a la Vida... Agradecemos a querida Nicole, nossa amiga romena, pelas informações dadas e pelo incentivo para que fizéssemos essa viagem  tão fantástica. Nicole, o retorno já está projetado para junho de 2020, com Timisoara, Cluj - Napoca, Suceava ...daí para a  República da Moldávia e a Ucrânia. Dumnezeu voiește! PS. Novas postagens detalharão cada cidade ou aldeia mencionada. 



Bucareste

 Feliz 2020, com  boas viagens e a  consciência da transitoriedade da vida!


2 comentários:

  1. Adoro tuas viagens e tuas pastagens me fazem viajar junto.Te desejo muitas e felizes viagens em 2020.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o roteiro de suas viagens. Mas, tenho uma curiosidade: o que te falta ainda visitar? Qual a próx rota? Um dia quero tbem ser sua companheira de viagem. Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.