quarta-feira, janeiro 15, 2020

Brasov / Transilvânia / Romênia




Entrada para o Centro Histórico de Brasov


Quem visita  Romênia - certamente visita Transilvânia, região conhecida por suas cidades medievais, suas fronteiras montanhosas, seus castelos e fortalezas. Não foram, no entanto, apenas suas extraordinárias construções que a tornaram tão conhecida. E o Drácula? Sim, o vampiro mais famoso do mundo muito contribuiu para essa fama. Eu o conhecia através da obra de Bram Stocker - mas, na  Transilvânia, a gente  percebe Drácula por onde anda.



Drácula, o  Conde Vlad Tepes.



Entre as principais cidades romenas,  que se encontram na Transilvânia, destacam-se  Brasov, Sibiu, Sighisoara, Cluj - Napoca, Bran, Alba Julia, Targu Mures, Bistrita e  Rupea. Nessa região, estão mais de cem castelos - alguns, como o de Sinaia e o de Bran, que estão entre os mais famosos do mundo. Para  elaborar um roteiro pela Romênia, sugere-se a inclusão de, ao menos,  duas cidades: Brasov e Sighisoara. 





Sinagoga de Brasov

Brasov está a 172 Km  da Capital da Romênia. Viajamos de trem desde Bucareste - trem agradavelmente lento, já que nos permitia ver  e até fotografar belíssimas paisagens. As cores de outono, já no final de setembro, começam a mostrar-se; riozinhos correm  em vales onde estão casas com belos jardins; colinas com pinheiros, que exibem do verde-escuro ao cinza prateado. Natureza  exuberante. Perfeição.




Beleza vista do trem...



Ao chegar a Brasov ( falta um sinal diacrítico sob o S por não  haver esse sinal no teclado que estou usando ), fomos para um hotel pequeno e simples, mas confortável e localizado no centro histórico, na Praça Principal. A reserva, como sempre, havia sido feita com bastante antecipação, no booking.com





Centro Histórico - Praça da Prefeitura




O medieval Centro Histórico está sempre cheio de turistas.       Escutam-se, na cidade toda,
línguas as mais diversas, onde o inglês e o alemão parecem competir com o rumeno. Na Piata Sfatului - Praça da Prefeitura -   a qualquer hora, tanto de dia quanto de noite, há muita gente circulando... e fotografando. Diz-se que a temporada turística nunca termina em Brasov, a cidade mais visitada do país.




Para minha coleção...



Para quem ainda não sabe, conto-lhes  que coleciono fotografias de noivas de quase todos os países em que estive. Sorte não é mesmo a gente que procura, é ela que nos encontra! Pois, quando cheguei em Brasov.  era sábado e mês de setembro ... e havia muitos casamentos nas igrejas centrais, e muitos casais sendo fotografados nos castelos no domingo. 



Noiva  aguardando sua vez...



As noivas de Brasov eram lindas e bem tradicionais. Já fotografei noiva com vestido longo, cauda enorme, veu e grinalda, todo o conjunto na cor vermelha, mas vermelha mesmo...Essa noiva, nas minhas lembranças, só foi superada por uma, com igual descrição, mas usando unicamente preto - lembrou-me aquelas viúvas do interior de Portugal. Na Lituania, fotografei uma noiva cujo vestido, bem tradicional, era só nas costas - na frente, shortinho e miniblusa. Já devo ter assistido a mais de 50 cerimônias religiosas de casamento...







Igreja Negra -  a principal de Brasov




No Centro Histórico de Brasov, casas construídas em estilo renascentista, barroco e neoclássico rodeiam a Praça Sfatului,  onde, na esquina próxima, está a Igreja Negra (  1384 - 1477 ) , a maior construção em estilo gótico de toda a Romênia. O nome Igreja Negra lhe foi atribuído depois do incêndio acontecido em 1689. Em seu interior, importantes pinturas do século XV e um órgão com quatro mil tubos. No verão, a Igreja é lugar de belos concertos.




Magníficas portas e portões em Brasov



Penso que a permanência nesta cidade não deve ser menor que três dias. Algumas visitas são imprescindíveis, como à antiga prefeitura, hoje Museu de História;  às igrejas e Sinagoga; Torre das Trombetas com seus 56 metros de altura; à Casa dos Comerciantes, magnífico edifício do século XVI; ao Monte Tampa, cuja altitude é de 967 metros sobre o nível do mar, e  sua área  de  180 metros foi declarada  reserva natural.  Não fui até o topo porque odeio bomdinhos.




Ruazinhas fora do Centro  Histórico



Penso  que Brasov - como de resto toda a Romênia -  merece uma visita  sem pressa. Meu desejo é estar  nesse país, ao menos, por três meses. Estivemos aqui, desta vez,  por três semanas - foi muito pouco. Outra alternativa é retornar anualmente, como fiz com a Itália e faço hoje com a Espanha.



Centro da Cidade


Romênia carrega ainda a vantagem de ter boas cafeterias e ser mais econômica, se comparada a outros países europeus. Faz parte da União Europeia desde janeiro de 2007, mas ainda não adotou o euro. Continua com o Leu romeno. cuja cotação é semelhante a do Real Brasileiro. Neste momento, minha decisão é retornar à região em maio próximo. Enchallah!



Acesso ao Centro Antigo



" Paisagens, quero-as comigo.
Paisagens, quadros que são...
Ondular louro do trigo,
Faróis de sóis que sigo,
Céu mau, juncos, solidão..."


                                                    Fernando Pessoa


Pedro explorando as ruazinhas


2 comentários:

  1. Linda viagem.O mundo tem muitas belezas e eu adoro viajar atravês das tuas pastagens. Tenho aprendido muito.

    ResponderExcluir
  2. Digo sempre Puxa, que pena, acabou!!! Viajo junto nos seus diários de viagens! Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.