domingo, janeiro 19, 2020

Sibiu - Bela Cidade Medieval da Romênia

Muitas - e diversas - igrejas no Centro Histórico



Centro econômico e cultural da região, cidade situada às margens do rio Sibin, na Transilvânia, a agradável Sibiu foi fundada por colonos saxões, no inicio do século XII.  A data que se considera como de sua fundação é 1191, ano em que ela foi mencionada pela primeira vez, em  um documento, com a denominação de Cibinun.  Desde 2007,  integra a relação de Patrimônios da Humanidade / UNESCO.



Fonte no Centro Histórico - Praça Grande


Muralhas do século XII cercam o centro de Sibiu, que é um conjunto com admirável unidade, combinando elementos arquitetônicos típicos de cidadela alemã com elementos do barroco. Por todo ele, ruazinhas bem estreitas, casas antigas que pertenceram a artesãos germânicos, praças muito amplas, torres, muros e pontes - elementos de defesa na Idade Média.




Praça Grande - Centro Histórico



Muito agradável para caminhar, o Centro histórico segue a tendência de proibir o trânsito de automóveis e de tornar-se unicamente área para pedestres. As três praças antigas estão localizadas nesta parte da cidade, rodeadas por bonitos e bem cuidados edifícios barrocos. Das três praças, a maior e mais conhecida é a Praça Grande.




Centro Histórico



A bonita Praça Grande - movimentado lugar de encontro tanto de moradores locais quanto de turistas - mede 142 metros de comprimento e 93 metros de largura. Nela está também o Palácio  de  Brukenthal, construído entre 1781 e 1785 pelo barão Samuel von Brukenthal, governador da Transilvãnia Esse palácio foi o primeiro Museu da Rumênia  conforme estava estipulado no testamento do barão. Hoje, tem a denominação de Museu de Brukenthal  e  exibe um interior barroco com móveis e acessórios originais.




Pedro na Praça Alta


Por baixo da Torre do Conselho, alcança-se a Praça Pequena ( Plata Micá ) que, na Idade Média, tinha o nome de Circulus Parvus e era centro comercial da Cidadela. A maioria dos edifícios ao redor, pertenciam aos joalheiros, grupo de pessoas muito prestigiadas e influentes na época. Nessa praça, está o Museu da História dos Farmacêuticos, num edifício de 1568, onde foi a primeira farmácia da Romênia.




Praça Pequena ao fundo


Em 2007, Sibiu recebeu o título de Capital Europeia da Cultura - juntamente com Luxemburgo. Em outubro do ano anterior, havia sido restaurada a muito conhecida e popular Ponte das Mentiras, uma estrutura erguida em 1859.  Foi a primeira ponte de ferro fundido no sudeste da Europa. Serve somente a pedestres e conecta a cidade velha com a cidade nova. É uma construção bastante rara em centro urbano. 




Ponte das Mentiras


Há lendas que contam a origem do nome Ponte das Mentiras. Transcrevo apenas aquela de que mais gostei.  Perto da Ponte havia uma academia militar, e os cadetes vinham à noite paquerar as meninas ou encontrar as namoradas. Eram frequentes declarações como és a menina mais bonita do mundo, ou claro que eu volto para casar, ou  vou sim conhecer teus pais, ou eu te amo para sempre...Está justificado o nome?




Catedral Evangélica


A Catedral é um dos edifícios góticos mais impressionantes da Transilvânia ( século XIV ). Seu campanário mede 73,34 metros de altura. Em seu interior, encontram-se 228 afrescos que evocam cenas religiosas e laicas, acompanhadas de inscrições góticas. Belíssimos os objetos de vidro, madeira, bronze, pedra e mármore ornamentam interior e exterior da Catedral.




Magníficas portas em todas as Igrejas



Sibiu é uma cidade  que tem ao redor de 170 mil habitantes, a maioria rumenos -  cerca de 90% - e a maioria ortodoxa - 89% . População acolhedora, ambientes agradáveis, boas cafeterias, comida deliciosa, município excelente para  fazer parte de um roteiro pela Transilvânia - incluindo o meio rural. A ela chegamos de trem vindos de Brasov e partimos dela para  Sighisoara. Uma visita que valeu, integralmente,  o tempo e o $ gasto.




Muitas igrejas admiráveis em Sibiu




"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre
que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens
que vi através de janelas ou vigias,
ou de tombadilhos, sonhando.
E tudo isso, que é tanto,
é pouco para o que eu quero."
Fernando Pessoa



Mais igrejas de Sibiu


Pedro em Sibiu


Um comentário:

  1. Anônimo6:09 AM

    Boa tarde

    Quantos dias sugere para visitar Sibiu?
    obrigada
    Sónia

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.