quarta-feira, janeiro 01, 2020

Gibraltar - Enclave Britânico na Espanha

Ruazinhas de Gibraltar - 2

Gibraltar  é Território Britânico,  localizado na costa meridional, no extremo sul  da Espanha, definido como enclave , sendo, portanto, uma área  com jurisdição territorial diferente daquela onde se acha  inserido.  Gibraltar  corresponde a uma pequena península, com uma estreita fronteira terrestre a norte.  A  Espanha mantém  reivindicação sobre La Roca, o que é totalmente rejeitado pela população gibraltina.


Ruazinhas de Gibraltar - 2

A multicultural Gibraltar  - apelidada popularmente  de La Roca - tem 6,2 quilômetros quadrados de superfície, e uma população de 30 mil pessoas.  Domina o estreito que une o Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico. Tem, mais além da importância econômica, uma  importância simbólica para a Espanha. 


Ruazinhas de Gibraltar - 3

Pedro, Isolda e eu fomos de Algeciras a Gibraltar  em carro locado,  que o hotel onde estávamos, providenciou. O trajeto foi feito contornando a Baía de Algeciras  -  o que leva cerca de 35 minutos para ser feito.  Na fronteira, os mesmos procedimentos para entrada num país estrangeiro e  que está fora do Tratado Schengen. Passaportes examinados  e carimbados. E estávamos, então, numa cidade inglesa, com característica de cidade multilíngue e multicultural.


              Correios

Traçamos  toda a avenida principal. Cidade rica, comércio caro com muitas joalherias e  perfumarias - aparentemente parece um free shop que lembra qualquer aeroporto. Apesar da moeda ser libra, pode-se também usar euros, ainda que a cotação não seja conveniente. Minha única compra foram chás... ingleses of course!



Muitas lojas como essa...

Além de tomar chá, visitar uma livraria, ir à Igreja principal, traçar a cidade e observar àquele mundo à parte com pessoas de tantas etnias e mesclas, pouco mais fizemos. Não foi possível passear pelos arredores de Gibraltar e ver, por exemplos, o aeroporto tão raro e a  famosa Cueva de San Miguel.



Principal Igreja da Cidade

Conhecido como um dos mais perigosos do mundo, o  raríssimo aeroporto de Gibraltar - de onde hoje chegam e partem vôos para Londres, com passagens de preço convidativo -  é uma das atrações da cidade. Para se ter uma ideia mais clara de como ele é, pode-se ver o o vídeo a seguir indicado: https://www.youtube.com/watch?v=j4NRQ5B39G4 .


                  
Isolda, minha companheira de viagens.

A Cueva de San Miguel é, de fato, uma rede de cavernas rochosas, localizadas na parte superior da Reserva Natural do Rochedo de Gibraltar a uma altura superior a 300 metros acima do nível do mar.  Na 2a. Guerra Mundial, funcionou como hospital para urgências. Hoje, encontra-se na Cueva um auditório para concertos, espetáculos de ballet e de teatro, com capacidade para 600 pessoas.


Pedro Menini, meu companheiro de viagens.

Passeio interessante porque os enclaves não são facilmente encontrados. Talvez o mais conhecido seja o Vaticano - Wikipédia informa que "...um enclave é um território com distinções políticas, sociais. e/ou culturais cujas fronteiras geográficas ficam inteiramente dentro dos limites de um outro território Alguns enclaves são territórios independentes: este é caso de San Marino e do Vaticano, enclaves da Itália, e do reino do Lesoto, enclave da África do Sul...." Ao voltar a Andaluzia, em 2020, pretendo ir  a Ceuta, enclave da Espanha em Marrocos. 


Pequena Igreja próxima a Gibraltar
                                                                                     
Feito o bate-e-volta a Gibraltar, retornamos a Algeciras e, no dia seguinte, para Madrid, onde estivemos por cinco dias. Descanso merecido, antes do vôo a  Romênia, país em que permanecemos durante, aproximadamente, um mês, começando por Bucareste. Serão sobre a Romênia as próximas postagens do Correndomundo. 



Gibraltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.