sábado, janeiro 11, 2020

Bucareste - Capital e maior Cidade da Romênia

Bucareste : Galeria de Arte Europeia


Bucareste é a capital e maior cidade da Romênia. Tem ao redor de dois milhões de habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa da União Europeia - antes dela, Londres, Berlin, Madrid, Roma e Paris. A ela chegamos por um voo direto desde Madrid. Pareceu-me, já na chegada,  que o ícone da cidade era o edifício do Parlamento. 
Parlamento


De fato, considerado o símbolo da megalomania de Nicolae Ceausescu, que governou o país de 1965 a 1989, o Parlamento está no topo das atrações de Bucareste. Com 330 mil metros quadrados, só perde, em tamanho, para o Pentágono. Foi construído entre 1984 e 1989 para alojar as sedes da presidência, do comitê central do partido comunista e de alguns ministérios.



Parlamento e Fonte

Com dimensões exageradas e decorações interiores riquíssimas - em mármore, ouro, cristal - tornou-se atualmente atração turística. Além de órgãos oficiais, abriga também o Museu Nacional de Arte Contemporânea. Pouco é dito, entretanto, sobre o que havia no lugar onde hoje está o Parlamento, as destruições que aconteceram para que ele fosse erguido e fizesse a glória do ditador e da época de ouro da ditadura.



Igreja Ortodoxa 

Chamado às vezes - a meu ver com certo exagero - de Pequena Berlin,  Bucareste tem, atualmente, um Centro Histórico movimentadíssimo, com apresentação de orquestras e concertos de música clássica; tem o Teatro Nacional e muitas esculturas na Praça da Universidade. Destaque, ainda, para a Pracinha Coltea  onde, durante as noites brancas, no início do verão, a efervescência cultural aumenta muito.



Violino Quebrado - escultura  em bronze por Ioan Bolborea

Nas programações culturais das Noites Brancas, destaque também para Noite dos Museus, Noite das Galerias, Noite da Literatura Europeia e Noite das Películas Rumenas. Presença forte de Street Art e de grupos jovens de teatro. A cena artística foi incrementada a partir da adesão da  Romênia  à União Europeia, em 2007.

Centro Histórico

Depois do Parlamento,  pode-se seguir pela Avenida da União, chamada de Vitória do Socialismo antes de 89 ,   passando pela  ampla  Praça da Constituição, onde  acontecem concertos, espetáculos, desfiles e feiras.  Seguindo pela  mesma avenida  , pode-se alcançar a  Praça da União, hoje também Uniri. É , de fato, um percurso interessante, em que se observa inclusive o estilo arquitetônico do regime anterior. 
Carro com Palhaços


Na Praça da Universidade,  está incluída a  pracinha próxima à faculdade de Arquitetura, a 21 de dezembro de 1989,   data da revolução que levou à caída da ditadura  e local em que se desenrolaram os principais acontecimentos para que se chegasse a esse final. Vimos aí  o fantástico conjunto de esculturas de bronze, obra de  Ioan Bolborea,  denominada  Carro com Palhaços, que mede sete metros de altura e pesa 25 toneladas. Ao redor, movimentados espaços em que jovens costumam reunir-se. 



Detalhe do Carro de Palhaços

Nesse conjunto conhecido como Praça da Universidade - que não é uma praça como normalmente se reconhece -  está uma reunião de quatro enclaves que interrompem quase todo o tráfego da zona e que possibilitam  muito os encontros de pessoas, especialmente de universitários. Num pequeno espaço verde, em meio à avenida, algumas cruzes conservam viva a memória do que ali se passou em 1989. Simbolicamente esse mesmo lugar recebeu o  estatuto de  Km Zero, colocado num pilar com as cores da Romênia.



Pedro na Galeria Nacional de Arte
Antes de escrever um pouco sobre o Centro Histórico, relato a explicação que me deram para a expressão indicativa de vagabundos ou pessoa sem ocupação. Com o  incêndio de 1718 e o terremoto de 1738, a corte de Bucarest abandonou o lugar onde os nobres viviam. Esse lugar foi, então, ocupado por ladrões, malfeitores e desocupados, chamados, por brincadeira, de Príncipes da Corte Velha - expressão que passou a ser utilizada com o sentido referido inicialmente.




Parte interna do Monastério Stavrospoleos

                        
Stavropoleos é uma histórica e belíssima igreja ortodoxa ( Biserica ) localizada no Centro Antigo de Bucareste. Muito bem conservada, com   pinturas originais típicas das igrejas da Walachia. Exibe murais pintados, riquíssimos, tanto no interior, quanto no exterior. Gostaria de ter assistido a um ato religioso nesse mosteiro, especialmente em razão dos cantos belíssimos. Muito perto, está o restaurante Caru cu Bere a que vamos nos referir a seguir.



Igreja ( Mosteiro ) Stavropoleos


Caru cu Bere ( Carro  com Cerveja ) é  um dos restaurantes mais famosos de Bucareste. Lugar histórico, construído entre 1875 e 1879, conforme projeto do arquiteto   Zigfrid  Kskyofczin. Foi desapropriado durante o governo  socialista, mas devolvido, depois de 89, aos  herdeiros dos donos originais. A decoração do interior é em estilo romântico, com pinturas murais, revestimento de madeira nobre, vitrais e candelabros. O local é uma obra de arte -  o ambiente é melhor do que a comida. O preço, por pessoa, fica em torno de 20 euros. Vale conhecer!



Uma das várias salas do restaurante Caru Cu Bere

Outras tantas atrações merecem - e muito - serem visitadas  no Centro Histórico, como o Museu Nacional da História da Romênia, no antigo Palácio dos Correios; a Passagem Villa Crosse / Macca, onde funcionou a primeira Bolsa de Valores da cidade; o Ateneu Romano, edifício em estilo neoclássico com cúpula romana; o Arco do Triunfo e o Museu do Campesino Rumeno.



Museu Nacional de História

Gostei de Bucareste, apesar de minha preferência por cidades pequenas. Neste ano, planejo voltar à Romênia para ver apenas uma região do noroeste do país : Bucovina, Quero muito ver, nessa região,  os monastérios pintados, que têm suas paredes, interiores e exteriores, com afrescos dos séculos XV  e XVI, retratando santos e profetas. 



Mapa  da  Romênia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.