quarta-feira, janeiro 22, 2020

Sighisoara - la Bella!

Igreja ( Biserica ) e Mosteiro de Sighisoara


Pensem em uma cidade de comovente beleza, que conserva inalterados os elementos medievais,  localizada numa colina de 425 metros de altura, fundada em 1191,  à margem do rio Tâmava Mare, rodeada por outras tantas colinas e  cuja cidadela está incluída no Patrimônio Mundial da UNESCO ... Assim é Sighisoara, que merece uma visita e merece a gratidão por tê-la visitado na Romênia.



Íngreme passagem  através da Torre do Relógio


É bem interessante poder ver, claramente, em Sighisoara, a estrutura de uma cidade medieval, que tem a Torre do Relógio como um de seus emblemas mais fortes - ela vigia tanto a entrada quanto a saída do Centro Histórico, sendo o principal acesso à antiga Cidadela . 



Torre do Relógio


A Torre foi construída entre os séculos XIII e XIV. Sabe-se que tinha antes uma forma mais simples e mais austera. Sabe-se que tinha antes uma forma mais simples e austera. Sua forma atual foi-lhe dada no século XVI, quando foram acrescentados a ela mais dpois níveis e um mirador. Em séculos posterios, recebeu novos acréscimos, como as figuras que indicam os dias da semana e que mudam à meia-noite.



Símbolo de Sigsoara


Em  1899, por iniciativa do médico Josef Bacon, a Torre do Relógio passou a albergar no acervo documental de Sighisoara, o Museu de História da Cidade. Ao redor da Torre e da antiga Praça da Cidadela, acontece a vida comunitária local, incluindo as fotos de noivas (que aumentaram minha coleção).  Antigamente era o lugar da culminância de processos que finalizavam com execuções - o condenado era amarrado e morto no então existente Pilar da Infâmia. 



Noivos na Torre do Relógio


Nas casas que estão na Praça da Cidadela, em frente à Torre do Relógio, viviam os nobres, as pessoas ricas e as pessoas que tinham influência na sociedade. Entre elas, elegiam-se os prefeitos e os conselheiros da cidade. Suas casas eram bem mais suntuosas que as casas dos demais moradores. 



Casas históricas reconstruídas


Numa desses palacetes, no lugar dos nobres, por alguns anos, viveu o Conde Vlades - o famoso Drácula ( el empalador ) Nele funciona hoje um restaurante chinês, tipo caça-turista, que tem até um ataúde ocupado por um com um Drácula. Não estive lá porque não gosto de comida chinesa e não gostei do que li sobre a decoração. Na frente dele, a escultura  abaixo. 




Conde Vlades na rua onde teria vivido...


Sighisoara, cidade e município, distrito de Mures, região da Transilvânia, com população ao redor de 30 mil habitantes, é realmente uma das mais preservadas e bonitas cidades medievais da Romênia. Oferece bons hoteis, restaurantes e passeios belos e agradáveis nas proximidades. A fotogênica Sigsoara merece uma câmera melhor que a minha e um fotógrafo idem. Sorry!



Assim eram todos os móveis da Casa Saseasca onde nos hospedamos

"Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer... "


Fernando Pessoa


Já construindo itinerário para 2020/1 ( Bucovina e Moldávia )

Centro de Sighisoara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.