terça-feira, julho 31, 2012

Salem, capital de Oregon

























Há muitos anos, quando comecei a viajar, eu tinha um esquema que, na Europa, funcionava bem. Quando eu ia a  um país pela primeira vez, visitava a sua capital e três ou quatro das cidades maiores. Visitava , a seguir,  três ou quatro pequenas cidades, muito características ou históricas. Depois visitava vilarejos ou lugares típicos de meio rural.

Nos Estados Unidos, esse meu esquema não funcionou bem. As capitais de alguns estados são pequenas e não muito interessantes.  Aqui mesmo, em Illinois, a capital é bonita, mas bem menor e bem menos interessante que Chicago.

Em Oregon, Portland é uma cidade com 600 mil habitantes, enquanto  Salem, a capital, tem pouco mais de 100 mil. No século 19, foi um movimentado porto, no rio Willamette, tornando-se a capital do território de Oregon em 1851.


























É interessante a visita ao Oregon State Capitol , que tem , sobre sua cúpula, a escultura dourada de um Pioneiro. 

A entrada do Capitol é ladeada por esculturas de mármore que retratam passagens históricas do Estado. Dentro dele, murais retratam  cenas da descoberta do rio Columbia, pelo capitão Robert Gray , que cruzou esse rio, pela primeira vez,  em 1765.

Junto ao Capitol, encantou-me ver um belíssimo parque, muito limpo e bem cuidado, com algumas estátuas interessantes,  com muitas e variadas flores e com  com grandes e bonitas  árvores. Não vi guardas nem no palácio, nem no parque que o circunda. Vi, apenas. crianças e adultos em bicicletas ou passeando.

Bonita e tranquila visita - e conheci a capital e o Capitolio.Valeu.

2 comentários:

  1. Aldema,

    É bem interessante observar que nos Estados Unidos algumas capitais são pequeninas. Isso não é o que se espera encontrar. Diferente do padrão europeu. Gostei da sua percepção. Nunca tinha observado por esse ângulo.
    Beijos e boa viagem.
    Laura e Nelson já olharam o blog "da terra" que vc indicou. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )10:07 AM

    Obrigada, Cláudia.
    Muito ânimo e encantamento para todos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.