domingo, julho 15, 2012

Missões da Califórnia















No Centro Histórico ( Old Town) de San Diego, muitas lojinhas de artesanato. Gostei desta, com belas cerâmicas e onde se percebe influência da cultura hispano-mexicana.  















Também no Centro Histórico de San Diego encontrei esta carruagem, que tanto nos lembra os antigos filmes de faroeste.

















É bem interessante este prédio e esta área da prefeitura de San Diego, cidade que tem sua origem em San Diego de Alcalá, Missão Franciscana iniciada em 1769, pelo Pe. Junipiero Serra. Foram , ao todo, 21 missiões religiosas franciscanas, que se tornaram as principais cidade da Califórnia.




















Estávamos em San Diego, no Quatro de Julho, dia da Independência dos Estados Unidos. Avistavam-se bandeiras e muitas ornamentações em todas as casas de diferentes cidades, tanto na semana anterior, quanto na semana posterior à festiva data.




















No Balboa Park, em San Diego, vi esta bonita estátua equestre. Lembrei-me de um comentário interessante sobre essas estátuas. Quando o cavalo está com as duas patas erguidas, o cavaleiro morreu em combate; quando o cavalo está com uma pata só erguida, o cavaleiro foi ferido em combate; quando não está com nenhuma pata erguida, o cavaleiro morreu de morte natural. Vou procurar confirmação disso.




















A partir de San Diego, percorrendo uns 20 km, está La Jolla, que se estende por uns 10 km ao longo da Costa do Pacífico. Antes da crise econômica que abalou os Estados Unidos, essa praia tinha o metro quadrado mais caro da região. Continua sendo a praia dos ricos e poderosos, mas, segundo dizem, os negócios imobiliários , envolvendo casa de praia, diminuíram bastante.Depois de La Jola , seguimos pela I-5.
                                                                  


















Na Old Mission de San Juan Capistrano, contam-se muitas histórias de assombração. Uma dessas histórias refere-se a estes sinos : ouvem-se suas badaladas em horas não previsíveis, à noite,  sem que ninguém os tenha acionado. 





















Não estava mesmo nos nossos planos visitar Los Angeles. Mesmo se estivesse, penso que teríamos desistido por conta das estradas no período de verão : tráfego intenso, engarrafamentos frequentes e estradas mal conservadas. Por duas vezes, das seis pistas de cada lado, havia três em recuperação. Fiz esta foto da estrada, quando atravessávamos a cidade.


























A construção do Camino Real da Califórnia foi um trabalho longo, difícil e necessário. Quando uma Missão era fundada, passava-se a construir uma estrada que a ligasse à Missão mais próxima. Parece que muitos missionários detinham informações técnicas  que os permitia fazer o traçado e construção. Segundo a tradição, lançavam-se sementes de mostarda às margens do Camino Real. As flores amarelas dessa planta sinalizavam melhor a estrada.



























Atualmente, o Camino Real faz parte do traçado de muitas estradas importantes da Califórnia - o que se demonstra  por este síno, que aparece em espaços constantes e regulares. Comprei este mapa na Old Mission de Carmel. Achei-o bem informativo e interessante. Decidi, por isso, fotografá-lo e postá-lo aqui, esperando que auxilie , os leigos como eu,  na visualização dessa parte da Costa e na compreensão dos fatos que levaram ao surgimento dessa magnífica parte dos Estados Unidos.

2 comentários:

  1. Rosana Zucolo6:36 PM

    Belas fotos!

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )8:28 PM

    Thanks, Rosana.
    ( Viste que agora estou respondendo?)
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.