terça-feira, julho 17, 2012

Costa da California - Fotos e comentários breves III




















Menos de 80 km é o percurso de Big Sur a Carmel, a parte mais bonita da Pacific Road. Fizemos , entretanto, este percurso em três horas, parando em lugares de indescritível beleza.
" Atravessa esta paisagem o meu sonho dum porto infinito / E a cor das flores é transparente de as velas de grandes navios / Que largam do cais arrastando nas águas por sombra / Os vultos ao sol daquelas árvores antigas..."
Fernando Pessoa




















Aqui, um ponto de observação das belezas da 01 - Pacific Road no trecho de Big Sur.

"Perde tudo o ser, ficar, 
E do pensar se me some. 
Fico sem poder ligar 
Ser, idéia, alma de nome 
A mim, à terra e aos céus..."

Fernando Pessoa





















Ainda na Pacific Road.


"A morte chega cedo, 
Pois breve é toda vida 
O instante é o arremedo 
De uma coisa perdida."
Fernando Pessoa





















Ao fundo, uma das pontes da fotogênica Big Sur.


"Silfos ou gnomos tocam?... 
Roçam nos pinheirais 
Sombras e bafos leves 
De ritmos musicais."

Fernando Pessoa






















Old Mission del San Carmelo , em Carmel, fundada em 1770, pelo Pe. Junípero Serra, o maior fundador de missões na Califórnia. Em todas essas Old missions, impressionam a beleza dos jardins e os pequenos museus, em que os espaços de residência foram incluídos.




























Na mesma Missão de Carmel, no museu, na casa que pertenceu a uma família espanhola,encontam-se esse retrato de uma jovem  e , defronte a ela, o manequim com roupas da mesma moça. Impressionante a beleza do bordado deste longo xale, todo feito em seda.




























Só reservamos hotéis em San Diego e San Francisco porque não conhecíamos as estradas e não sabíamos onde pernoitar, durante os cinco dias de viagem e os 800 km entre uma cidade e outra. Em Solvang, ficamos hospedados nesse hotel encantador, com arquitetura similar à da Dinamarca - incluindo um belo moinho na frente. Móveis e jardins eram coerentes com a fachada do hotel. O café da manhã, entretanto, seguia, rigidamente, os padrões americanos da região: batata, ovo, salsicha, bacon e torradas.



























Porta de entrada da Carmel Mission.

"Entre o luar e a folhagem, 
Entre o sossego e o arvoredo, 
Entre o ser noite e haver aragem 
Passa um segredo. 
Segue-o minha alma na passagem."

Fernando Pessoa






Gostei muito de ver, na Old Mission de San Juan Capistrano, este forno antigo. É bastante semelhante ao forno que havia na casa de meus país.  Dia de cozedura - lembro-me bem - era uma festa para nós, crianças, para quem minha mãe fazia pães com formato de boneca para as meninas e de cachorro , para os meninos.Gosto de fazer pães , mas nunca consegui fazê-los com gosto de infância. Esses, só minha mãe e dona élia conseguiam fazer.























É obvio que meu ídolo, Clint Eastwood, ator e diretor de cinema ( Sobre Meninos e Lobos, Os imperdoáveis, Menina de Ouro, Gran Torino, o Estranho Sem Nome ... ) não seria prefeito de uma cidade feia! Esta é a praia de Carmel.






















Carmel é uma cidade limpa, bem cuidada e muito receptiva aos dogs. Encontrei-os de diferentes tamanhos e de diferentes raças. Lindos! Há muitos lugares - criativamente planejados, com designs bem interessantes -  onde se podem encontrar embalagens plásticas para colocar os cocôs dos amigos de quatro patas.






















Na Costa da Califórnia, encontrei muitas tendas, vendendo produtos orgânicos que me pareceram de muito boa qualidade. Frutas, como maçãs, peras e uvas, e legumes. Foi o Estado onde mais encontrei preocupações com alimentação e propaganda de alimentos saudáveis e naturais - incluindo sucos  e sorvetes deliciosos.

4 comentários:

  1. fabiana12:52 PM

    lindas fotos

    ResponderExcluir
  2. fabiana12:52 PM

    lindas fotos

    ResponderExcluir
  3. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1:02 PM

    Fabiana,
    partindo de ti é um supercomentário!Obrigada.Bjs

    ResponderExcluir
  4. fabiana10:14 AM

    obrigada , mãe!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.