sábado, julho 28, 2012

Fotos e comentários breves sobre San Francisco

Baía de San Francisco
 Baía de San Francisco.

"Ao longe, ao luar, 
No rio uma vela, 
Serena a passar, 
Que é que me revela ?"

Fernando Pessoa                                                                          

                                                

Famoso Pier 39

Esta área, antigo porto e mercado de pescadores, é uma das principais atrações turísticas de San Francisco. Aqui, encontram-se grandes centros comerciais , como: Pier 39, The Anchorage, The Canery e , ainda, Ghirardelli Square.Do Pier 39, partem os barcos que vão de San Francisco a Sausalito, Tiburon e Six Flags Discovery Kingdom.O 39 é um lugar animado, bonito e agradável para todas as idades.





 
Este é um dos prédios mais antigos e tradicionais de Haight- Ashbury. Por aqui passaram e  viveram os meninos de cabelos longos e idéias revolucionárias; por aqui passou e viveu Janis Joplin , que foi chamada cantora branca de voz negra, que marcou para sempre a história do blues. Vivem nesta cidade gente de muitos países, como China, Coreia, Japão, Vietnã, Camboja, Brasil, Laos, México, Porto Rico, Angola, Miamar e Mongólia . Verdadeira Torre de Babel. O espanhol é o idioma mais falado depois do inglês. Parece, no entanto, que a maioria, independente da língua, consegue uma forma pacífica de convivência. Em San Francisco, o uso do transporte público é feito por 51% dos moradores e as discussões sobre ecologia e aceitação das diferenças já é bem antiga.




Tenho muitas fotos de noivos em diferentes lugares e diferentes culturas. Sou caçadora de fotos de casamento - por duas vezes, dado o meu interesse pela cerimônia, já fui convidada para a festa! No dia em que fomos ao Civic Center, no prédio da municipalidade, registrei esta cena interessante: a noiva precisou tirar os sapatos para ultrapassar o sistema de segurança - ela ficou baixinha sem eles! O noivo precisou submeter-se a um acurado exame, já que o raio x indicou qualquer anormalidade. Será que eram as alianças?





O Asian Art Museum está situado em frente à Civic Center Plaza. É o maior museu dedicado à arte asiática nos Estados Unidos. Estivemos prazerosa tarde lá, onde estão, além das exposições temporárias, as 2500 obras de arte do conceituado acervo permanente do Museum, que oferece aos visitantes uma boa introdução à produção artística das principais culturas asiáticas. Segundo Fernando Pessoa:«Têm que ter qualidades que se dirijam ao melhor público de um grande número de épocas.»





O Twin Peaks , com uma altitude de 280 metros e  situados bem no centro geográfico de San Francisco, possibilitam uma visão panorâmica de 360 graus, mostrando a cidade e a Baía de San Francisco. Não havendo neblina , esses morros gêmeos permitem belas fotos e boa compreensão do espaço geográfico desta bela cidade. Pode-se chegar a eles em ônibus turístico ou de carro, seguindo desde   Market Street até o final de Twin Peaks Boulevard. Passeio obrigatório - quando as condições do tempo permitem, é claro.




Belíssimo tesouro do Art Asian Museum, um museu onde se está autorizado a  fotografar . Fiz muitas fotos de esculturas, pinturas, cerâmicas e porcelanas.Encantei-me com uma coleção de cestaria, com trançados que eu nunca havia visto e peças de rara beleza.






Também no Art Asian Museum, vi esta instalação, na entrada do prédio. Belíssima e  grandiosa, começava no piso, abrangendo uns 5 metros, subia pela parede e contornava grande parte do primeiro andar do Museum. Muito leve, parecendo papel de seda recortado, deixava-se perceber nela figuras mitológicas asiáticas. Com razão, muito fotografada pelos visitantes. Infelizmente, esqueci de anotar informações sobre o autor - e as esqueci. Problemas de velhice!



Fantástica, mas fantástica mesmo,  esta instalação, na praça do Civic Center, em frente à prefeitura, por um lado, e ao Asian Art Museum, pelo outro. Impressionou-me a cor - uma tonalidade de vermelho difícil de descrever; a leveza das folhas, que se balançavam suavemente ao vento; o material utilizado de maneira, parecendo papel crepon. Fiz dezenas de fotos, tentando traduzir meu encantamento. Impossível.



Conhecidas como as Sete Irmãs, essas belíssimas casas vitorianas, construídas no final de 1800, são atrações imperdíveis em San Francisco. Parecem casinhas de bonecas. Elas constituem  os melhores exemplares das chamadas Painted Ladies - Damas Pintadas. Se a gente caminhar por SanFran, encontrará muitas outras casas de supreendente beleza.






Nesta vista do Pier 39, uma escultura bem interessante. Tivemos a sorte de ter um dia claro, bonito, florido. com muitas pessoas na rua, neste San Francisco que não é de Assis e nem de Paula...mas é San Francisco de muitas gentes...de muitos lugares do mundo





No centro de San Francisco, o movimento dos sem casa ocupa alguns prédios da prefeitura. É um movimento pacífico, numa rua onde se pode transitar com tranquilidade.




Para concluir este post , novamente ela, a Golden Gate Bridge, na foto que fiz quando estávamos a caminho de Sausalito.

"As horas pela alameda 
Arrastam vestes de seda,
Vestes de seda sonhada 

Pela alameda alongada"

Fernando Pessoa

3 comentários:

  1. As fotos estão lindas Aldema! Bjão!

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )3:43 PM

    Obrigada,Theolis.
    Por onde andas?
    Beijos.Saudades

    ResponderExcluir
  3. Adoro São Francisco. Por muitos anos tive um congresso que me levava à cidade. Fui várias vezes na época do verão e sempre me divertia muito por lá. Lugar incrível. De muitas gentes mesmo!!!
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.