quarta-feira, agosto 01, 2012

River Hood : harmonia dos sentidos

Rio Willamette




















De PortlandHood River , não é uma viagem: é um longo e cenográfico passeio. Portland está cerca de 80 km da Costa do Pacífico. Pela cidade, entretanto, passam dois rios: Willamette, na primeira foto; e Columbia River Gorge , na segunda foto, que corre na direção leste-Oeste em relação à cidade. Os dois rios são bonitos e  muito bem cuidados.


Rio Columbia 




















Assim que nos afastamos de Portland, começamos a percorrer a estrada que margeia o Columbia River Gorge, enxergando , do outro lado dele, os campos do estado de Washington - também muito verde e com relevo bem acentuado. O Columbia, portanto, corre no vale do mesmo nome, tendo de um lado Oregon e de outro, Washington,  e vai desaguar no Oceano Pacífico.


Campos de Lavanda




















A estrada toda é contornada por grandes árvores, entre elas, muitos pinheiros, mas  permitem ver-se lugares lindos como as  espetaculares Multnomah Falls , com uma queda livre de 180 metros, em duas belas cachoeiras. Nosso objetivo era visitar Hood River,  uma cidade interessante, cuja beleza aumenta à medida em que dela nos afastamos e passamos a percorrer suas pequenas e graciosas fazendas.


Campos de lavanda em Hood River




















Hood River é grande produtora de maçãs , mas produz também peras, ameixas  e frutinhas vermelhas - sempre confundo o nome de todas elas. Minha surpresa foi encontrar nessa área o Lavander Valley, um lugar de sonho! A foto ao lado mostra o que escrevi : picos nevados, montanhas verdes, florestas e ... campos de lavanda, em diferentes tons de lilás e perfume que nos envolve o tempo todo.


Fazenda de flores e frutas





















Na fazenda de lavandas em que estivemos, há uma lojinha encantadora. Com toda a decoração em  lilás, com as mesmas nuances que se vê nas plantações, tem caixas, vidros, sacolas e pacotes elegantes e bonitos. Oferece sal grosso com perfume - de lavanda, é claro; sabonetes de formatos e tamanhos diversos; sachês em delicadas embalagens bordadas; conjuntinhos para viagem, com sabonete, shampoo, gel de banho e creme; buquês de flores secas de lavanda e saquinhos de sementes. Uma lindeza tudo.


Harmonia dos Sentidos




















No final dessa visita, experimentei um momento que me ocorreu denominá-lo de Harmonia dos Sentidos. Um menino - entre dez e doze anos - que estava trabalhando no campo de lavandas, repentinamente, como se lembrasse de algo, abandonou o trabalho e veio a um espaço semifechado do jardim, sentou-se a um piano que estava ali, entre flores, e tocou Chopin durante uns 10 minutos. Agradeci aos céus por esse momento, em que cores, formas, cheiros e sons misturavam-se de forma tão delicada e harmoniosa.

9 comentários:

  1. Edilma10:16 AM

    Aldema,

    Parece que te vestiu especilmente para o encontro com as lavandas,estou com uma inveja de ti, mas no bom sentido, mais uma vez te dou parabéns pela sensibilidade em captar as imagens,

    beijo

    Edilma

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )12:50 PM

    Obrigada, Edilma. No sábado , vou postar um texto bem interessante. Penso que vais gostar.
    Amanhã, iremos passar o dia em Arthur,visitando fazendas dos Amish.Lembras do filme "A Testemunha"? Aqueles...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. a propósito, eu amo lavandas... lugarzinho dos sonhos esse hein?!!

    ResponderExcluir
  4. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )11:40 AM

    Sim, Leticia. É realmente um lugar muito bonito. Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:36 AM

    Aldema que espetáculo esses diarios das tuas viagens...sempre compartilhando saberes com múltiplos sabores, olfatos, sensações maravilhosas... senti os cheiros ...se Deus quiser um dia irei te visitar e iremos visitar esses cenários encantadores...Abraços Lorena

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:46 AM

    Aldema Parabéns...adoro roxo, adoro alfazemas...adoro viagens, adoro amizades interculturais...Abraços Lorena

    ResponderExcluir
  7. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )12:05 PM

    Seria maravilhoso, Lorena, receber a tua visita.Boa semana.Beijos

    ResponderExcluir
  8. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )12:07 PM

    Eu também , Lorena.Adoro tudo isso.Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.