Rio Willamette |
De Portland a Hood River , não é uma viagem: é um longo e cenográfico passeio. Portland está cerca de 80 km da Costa do Pacífico. Pela cidade, entretanto, passam dois rios: Willamette, na primeira foto; e Columbia River Gorge , na segunda foto, que corre na direção leste-Oeste em relação à cidade. Os dois rios são bonitos e muito bem cuidados.
Rio Columbia |
Assim que nos afastamos de Portland, começamos a percorrer a estrada que margeia o Columbia River Gorge, enxergando , do outro lado dele, os campos do estado de Washington - também muito verde e com relevo bem acentuado. O Columbia, portanto, corre no vale do mesmo nome, tendo de um lado Oregon e de outro, Washington, e vai desaguar no Oceano Pacífico.
A estrada toda é contornada por grandes árvores, entre elas, muitos pinheiros, mas permitem ver-se lugares lindos como as espetaculares Multnomah Falls , com uma queda livre de 180 metros, em duas belas cachoeiras. Nosso objetivo era visitar Hood River, uma cidade interessante, cuja beleza aumenta à medida em que dela nos afastamos e passamos a percorrer suas pequenas e graciosas fazendas.
Campos de lavanda em Hood River |
Hood River é grande produtora de maçãs , mas produz também peras, ameixas e frutinhas vermelhas - sempre confundo o nome de todas elas. Minha surpresa foi encontrar nessa área o Lavander Valley, um lugar de sonho! A foto ao lado mostra o que escrevi : picos nevados, montanhas verdes, florestas e ... campos de lavanda, em diferentes tons de lilás e perfume que nos envolve o tempo todo.
Fazenda de flores e frutas |
Na fazenda de lavandas em que estivemos, há uma lojinha encantadora. Com toda a decoração em lilás, com as mesmas nuances que se vê nas plantações, tem caixas, vidros, sacolas e pacotes elegantes e bonitos. Oferece sal grosso com perfume - de lavanda, é claro; sabonetes de formatos e tamanhos diversos; sachês em delicadas embalagens bordadas; conjuntinhos para viagem, com sabonete, shampoo, gel de banho e creme; buquês de flores secas de lavanda e saquinhos de sementes. Uma lindeza tudo.
Harmonia dos Sentidos |
No final dessa visita, experimentei um momento que me ocorreu denominá-lo de Harmonia dos Sentidos. Um menino - entre dez e doze anos - que estava trabalhando no campo de lavandas, repentinamente, como se lembrasse de algo, abandonou o trabalho e veio a um espaço semifechado do jardim, sentou-se a um piano que estava ali, entre flores, e tocou Chopin durante uns 10 minutos. Agradeci aos céus por esse momento, em que cores, formas, cheiros e sons misturavam-se de forma tão delicada e harmoniosa.
Aldema,
ResponderExcluirParece que te vestiu especilmente para o encontro com as lavandas,estou com uma inveja de ti, mas no bom sentido, mais uma vez te dou parabéns pela sensibilidade em captar as imagens,
beijo
Edilma
Obrigada, Edilma. No sábado , vou postar um texto bem interessante. Penso que vais gostar.
ResponderExcluirAmanhã, iremos passar o dia em Arthur,visitando fazendas dos Amish.Lembras do filme "A Testemunha"? Aqueles...
Beijos
lidas fotos tia!!!!
ResponderExcluira propósito, eu amo lavandas... lugarzinho dos sonhos esse hein?!!
ResponderExcluirSim, Leticia. É realmente um lugar muito bonito. Beijos e obrigada.
ResponderExcluirAldema que espetáculo esses diarios das tuas viagens...sempre compartilhando saberes com múltiplos sabores, olfatos, sensações maravilhosas... senti os cheiros ...se Deus quiser um dia irei te visitar e iremos visitar esses cenários encantadores...Abraços Lorena
ResponderExcluirAldema Parabéns...adoro roxo, adoro alfazemas...adoro viagens, adoro amizades interculturais...Abraços Lorena
ResponderExcluirSeria maravilhoso, Lorena, receber a tua visita.Boa semana.Beijos
ResponderExcluirEu também , Lorena.Adoro tudo isso.Bjs
ResponderExcluir